como fazer uma divinal sopa de cogumelos com apenas 3 ingredientes

    Na verdade, não é bem uma sopa. É mais um creme suave e macio, daqueles que nos deixam a boca a aguar como se fosse a piscina municipal de Celorico de Basto.

    Além da suavidade aveludada, esta fabulosa sopa, do fantástico site Food52, tem outra enorme vantagem: só leva três ingredientes – cogumelos (shitake desidratados e cremini frescos e laminados), manteiga sem sal e natas. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

    eeb80cad-8a30-40e5-bdb3-36704bdb50b9--2019-1119_cr

     

    O primeiro passo é hidratar os cogumelos shitake – é, nesse processo, que vai fazer o seu caldo de cogumelos para usar na receita. Coloque os cogumelos shitake, mergulhados em 720 ml de água, numa panela e ligue o lume no máximo. Assim que levantar fervura, deixe cozinhar durante cinco minutos. Desligue o lume e deixe os cogumelos assentarem.

    Noutra panela, derreta a manteiga, em lume médio. Acrescente os cogumelos cremini laminados e deixe-os cozinhar, sem mexer, até ficarem tostados e agarrados ao fundo da panela (é normal que os cogumelos libertem água, mas esta acabará por evaporar). Tempere com sal e pimenta e mexa-os. Retire alguns para usar mais tarde como topping da sopa. Aos restantes, adicione as natas e mexa, enquanto raspa o fundo da panela com a colher de pau. Deixe ferver, em lume brando, até as natas começarem a ficar de uma cor achocolatada.

    Coloque as natas e os cogumelos num robô de cozinha (ou num liquidificador grande). Adicione os shitake e o caldo onde estes foram hidratados, deixando de fora apenas as partículas castanhas que se acumularam no fundo da panela. Bata tudo muito bem até ficar com este aspecto aveludado. Se preferir a sopa mais líquida, junte-lhe um pouco de água.

    Ajuste os temperos e sirva com os cogumelos laminados que deixou de parte espalhados pelo topo.

     

    Uma óptima sopa para si onde quer que os cogumelos estejam,

    Ele

     

    receita e foto: food52

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *