como fazer uma focaccia só com 5 ingredientes

    Está a ver aquela penosa tarefa de ter de amassar o pão até ficar com os braços iguais aos do Mr. T? Eu sei, pode ser um bom exercício, mas também é um verdadeiro suplício. E foi por isso que eu dediquei os últimos dias de férias à procura de uma receita de focaccia sem amassar. Felizmente encontrei. No entanto, esta receita do site The Kitchn ainda tem outras duas vantagens: só leva 5 ingredientes e é feita numa frigideira. Resultado: nada de trabalho, todo o sabor.

    De ingredientes, vai precisar de farinha, sal, fermento de padeiro seco e instantâneo, azeite e alecrim picado. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, então consulte a receita original aqui.

    Preparação

    O segredo para amassar a massa está em ter um triturador de comida, um liquidificador potente ou um robô de cozinha. Se tiver um triturador então junte lá dentro a farinha, o fermento e meia colher de chá de sal fino. Carregue para ligar tudo. Em seguida, adicione 180 ml de água morna e pressione o triturador cerca de 15 vezes durante dois segundos. Assim que vir uma bola de massa, retire-a e coloque-a dentro de uma taça pincelada com um fio de azeite. Gire a bola para ficar totalmente untada com o azeite. Cubra a taça com película aderente ou com uma toalha de cozinha e deixe descansar durante duas ou três horas numa zona quente da casa.

    Assim que a massa tiver duplicado de tamanho, pincele com um fio de azeite uma frigideira de ferro fundido, com 25 cm de diâmetro. Logo depois, coloque a massa na frigideira espalhando-a até cobrir uniformemente o fundo da mesma. Cubra a frigideira com película aderente ou um pano de cozinha e deixe descansar mais cerca de 40 minutos num local morno. O objectivo é que a massa cresça ligeiramente. Ao mesmo tempo, pré-aqueça forno a 230º C.

    Quando a massa estiver mais alta, espete o dedo em vários locais do topo para fazer pequenos buracos, pincele com mais um fio de azeite e finalmente polvilhe com flor de sal e o alecrim picado. Leve ao forno e reduza a temperatura imediatamente para os 200º C. Deixe durante 20 a 25 minutos, até ficar com o topo dourado. Depois delicie-se. Afinal, não é todos os dias que tem uma focaccia sem precisar de amassar.

     

    Uma óptima focaccia para si onde quer que o rolo da massa esteja,

    Ele

     

    receita e foto: the kitchn

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *