Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

como fazer uma maionese em apenas 30 segundos, segundo o masterchef austrália

25.02.19

É provavelmente a receita mais menosprezada de todo o sempre. Cada vez que alguém fala de maionese, 90 por cento das pessoas pensa num frasco de Hellmann's. A minha pergunta é: se não compramos guacamole de lata por que é que haveremos de comprar maionese de frasco?

O sempre imbatível Matt Preston, um dos gloriosos apresentadores do Masterchef Austrália, é um acérrimo defensor da maionese caseira e por isso mesmo partilhou com os concorrentes do programa a sua receita preferida de maionese. Além de ser facílima de fazer, é provavelmente a mais rápida que eu já vi. E fica densa e cremosa, como é suposto. O truque é exagerar no óleo: em vez dos tradicionais 150 ml para um ovo, Preston usa uns exorbitantes 350 ml.

Melhor ainda é que Matt Preston aprendeu esta receita com um dos vencedores do MasterChef UK. E fê-la para os concorrentes do concurso australiano.

9b64d5a526d01e369ef6b9244d5875a6.jpg

 

Ingredientes 

  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de mostarda de Dijon
  • Sumo de meio limão
  • Pitada de sal
  • 350 ml de óleo de grainha de uva

 

Primeiro e muito importante passo: coloque um ovo inteiro, com cuidado, dentro de um copo de varinha mágica. Grande parte do sucesso desta receita está em que a gema não rebente, por isso incline o copo quando colocar o ovo. Acrescente a mostarda, o sal e o sumo de limão. Deite com cuidado o óleo por cima, garantindo que não rebenta a gema. E finalmente introduza a varinha mágica no copo, deixando as lâminas encostadas ao topo da gema.

Ligue a varinha sem a mexer e só aí é que o ovo vai rebentar. Passado um ou dois segundos, vai começar a ver tiras de maionese a saírem pelos lados da varinha mágica. Suba lentamente a varinha, à medida que a maionese vai ficando batida por baixo, sempre sem parar. Quando chegar ao topo, acerte os temperos. Introduza a varinha só mais uma vez até ao fundo, para deixar tudo bem misturado, e já está: maionese pronta!

Se quiser, pode acrescentar oito dentes de alho tostados no forno, para fazer uma maionese de alho ou então preparar facilmente uma maionese japonesa. Só tem de trocar o sumo de limão por uma colher de sopa de vinagre de arroz e a mostarda de Dijon por uma colher de chá de mostarda em pó. Acrescente ainda 10 gotas de molho Maggi e 1 colher de chá de molho de soja em vez do sal. Use o ovo do costume e óleo de amendoim em vez de óleo de grainha de uva. E bata. Veja neste artigo do site Delicious outras sugestões de Matt Preston para fazer maionese tailandesa, fumada ou com ervas.

 

Uma óptima maionese para si onde quer que o MasterChef esteja,

Ele

 

receita: matt preston; foto: delicious