como fazer uns ovos mexidos sem ficarem secos tipo borracha

    Acabei de voltar de um hotel onde comi uns dos piores ovos mexidos que me passaram pelas papilas gustativas. Além de secos e com um aspecto meio escuro, vinham com uma consistência em tudo semelhante à borracha Pelikan que eu tinha na 4ª classe.

    Perante isto, é hora de recordar qual o segredo para não deixar os seus ovos mexidos secarem e ficarem aborrachados. No fundo, não é um mas dois segredos. 

    _xlarge.jpeg

     

    1. Use manteiga 

    Em primeiro lugar, a manteiga. Esqueça o óleo, o azeite ou a ausência de gordura. A manteiga vai derreter e transformar-se em espuma, ajudando a dar cremosidade aos ovos e tornando a sua textura quase num leite creme. Além da manteiga, ainda pode seguir esta dica do site Food52 e acrescentar algum tipo de líquido. Gordon Ramsay gosta de juntar crème fraîche, o site Food52 sugere leite, mas para mim ovos mexidos são ovos mexidos. Apenas, sozinhos e sem misturas.

    A vantagem de juntar um líquido aos ovos é criar vapor ao cozinhar amolecendo os ovos sem deixar a frigideira aquecer demais. Se quiser ter o mesmo efeito e não alterar o sabor original dos ovos, acrescente apenas uma colher de sopa de água. Se for água com gás, melhor. No entanto, tudo isto pode ser evitado, desde que use a manteiga e não aqueça a frigideira demais.

     

    2. Retire do lume antes de estarem prontos 

    Eu não vou tão longe como o Gordon Ramsay que passa todo o tempo a retirar e a voltar a colocar a frigideira no lume. Mas nunca desligo o lume quando os ovos estão prontos. Desligo sempre quando ainda estão mal passados. O calor da frigideira vai continuar a cozinhar os ovos deixando-os perfeitos. Se desligar quando eles já estão prontos, o calor vai deixá-los cozinhados demais.

    Por isso use sempre uma frigideira anti-aderente e em lume médio-baixo. Antes de estarem prontos, desligue o lume, mexa mais um pouco e sirva. Espalhe a flor de sal apenas no prato. Se o fizer na frigideira, os ovos vão quebrar e ficar aguados. 

     

    Uns óptimos ovos mexidos para si onde quer que a borracha Pelikan esteja,

    Ele

     

    foto: food52

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *