Acabei de voltar de um hotel onde comi uns dos piores ovos mexidos que me passaram pelas papilas gustativas. Além de secos e com um aspecto meio escuro, vinham com uma consistência em tudo semelhante à borracha Pelikan que eu tinha na 4ª classe.
Perante isto, é hora de recordar qual o segredo para não deixar os seus ovos mexidos secarem e ficarem aborrachados. No fundo, não é um mas dois segredos.
1. Use manteiga
Em primeiro lugar, a manteiga. Esqueça o óleo, o azeite ou a ausência de gordura. A manteiga vai derreter e transformar-se em espuma, ajudando a dar cremosidade aos ovos e tornando a sua textura quase num leite creme. Além da manteiga, ainda pode seguir esta dica do site Food52 e acrescentar algum tipo de líquido. Gordon Ramsay gosta de juntar crème fraîche, o site Food52 sugere leite, mas para mim ovos mexidos são ovos mexidos. Apenas, sozinhos e sem misturas.
A vantagem de juntar um líquido aos ovos é criar vapor ao cozinhar amolecendo os ovos sem deixar a frigideira aquecer demais. Se quiser ter o mesmo efeito e não alterar o sabor original dos ovos, acrescente apenas uma colher de sopa de água. Se for água com gás, melhor. No entanto, tudo isto pode ser evitado, desde que use a manteiga e não aqueça a frigideira demais.
2. Retire do lume antes de estarem prontos
Eu não vou tão longe como o Gordon Ramsay que passa todo o tempo a retirar e a voltar a colocar a frigideira no lume. Mas nunca desligo o lume quando os ovos estão prontos. Desligo sempre quando ainda estão mal passados. O calor da frigideira vai continuar a cozinhar os ovos deixando-os perfeitos. Se desligar quando eles já estão prontos, o calor vai deixá-los cozinhados demais.
Por isso use sempre uma frigideira anti-aderente e em lume médio-baixo. Antes de estarem prontos, desligue o lume, mexa mais um pouco e sirva. Espalhe a flor de sal apenas no prato. Se o fizer na frigideira, os ovos vão quebrar e ficar aguados.
Uns óptimos ovos mexidos para si onde quer que a borracha Pelikan esteja,
Ele
foto: food52