como nasceu o primeiro restaurante do mundo

    Foi o primeiro espaço do mundo a usar a palavra “restaurante” e a apresentar um menu de opções de onde os clientes podiam escolher o que queriam comer. O fundador foi o francês A. Boulanger e começou por vender apenas sopas parecidas com a nossa canja de galinha para tratar dores de estômago. Chamou-lhes “caldos restaurativos”, ou em outras palavras “bouillons restaurants”. Foi o primeiro restaurante do mundo.

     

     

    No episódio desta semana do podcast Favas Contadas, que pode ouvir aqui em cima e que conta com o patrocínio do Óleo Fula, contamos-lhe toda a história de como nasceram os restaurantes. Além disso, falamos da origem das trattorias italianas e lembramos como toda esta revolução ajudou a criar aquela que é hoje a nossa primeira refeição do dia: o pequeno-almoço.

    Foi ainda nesta época que caiu a Monarquia em França, os chefs da aristocracia ficaram desempregados e tiveram de se reinventar. Como resultado, abriram restaurantes de luxo. Foi o início da alta cozinha.

    Tudo isto teve uma causa: a Revolução Francesa que começou a nascer a 5 de Maio de 1789 com a reunião da Assembleia dos Estados Gerais, em França. Mas o melhor mesmo é ouvir o episódio completo desta semana aqui e conhecer toda a história do primeiro restaurante do mundo. E já sabe: todas as terças-feiras de manhã sai um novo episódio que pode ouvir no Spotify, no Apple Podcasts e no Google Podcasts.

     

    Um óptimo jantar para si onde quer que esteja o primeiro restaurante do mundo,

    Ele

     

    fotos: d.r.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *