Estamos a falar já daquela recta final da vida de um pão. Depois de terem passado vários dias, depois de começar a ver que vão aparecer os primeiros sinais de bolor, só lhe resta uma solução. Pelo menos, é a solução que eu tenho aplicado cá em casa com sucesso. Em vez de se render aos esporos do bolor, experimente desumidificar levemente o pão e aproveitá-lo apenas para torradas. E como é que isso se faz? De forma fácil, mas antes convém saber o que causa o bolor.
Há cinco factores que agravam largamente a formação de bolor: a temperatura, a humidade, o oxigénio, o tempo e a fonte alimentar.
Nutrientes e humidade
Para se poder formar e multiplicar, o bolor precisa de uma fonte alimentar com uma boa quantidade de humidade. Imagine, por exemplo, uma caixa de morangos e um frasco com esparguete seco. Onde é que vê bolor? Nos morangos, claro. Primeiro, porque são um dos alimentos com maior quantidade de humidade, ao contrário da massa crua; depois porque são ricos em açúcar, um dos nutrientes que atrai mais bolor.
É também por isso que, por exemplo, um pão de banana cria bolor mais rapidamente do que um pão alentejano: além de ter mais humidade, tem também mais açúcar.
Oxigénio
Depois, o oxigénio: o segundo factor mais importante é o oxigénio. Como os esporos através dos quais o bolor se espalha são organismos vivos, precisam de oxigénio para sobreviver e desenvolver-se. Se estiver embalado em vácuo, então dificilmente um alimento desenvolve bolor. Já se o alimento estiver guardado ao ar livre ou numa superfície ampla, é mais fácil criar bolor.
Tempo e temperatura
Por fim, o tempo e a temperatura. Quanto mais tempo passa, mais hipóteses o bolor tem de se desenvolver. Especialmente se estiver a uma determinada temperatura: entre os 20 e os 22º C. Esta é a temperatura ideal para a formação de bolor. E é também a temperatura a que normalmente o pão é conservado. No entanto, o bolor, pode desenvolver-se a uma temperatura entre os 4º C e os 60º C. E é isto que nos leva à minha solução de emergência.
A solução
Agora imagine que não evitou nenhum destes factores de risco e começa a ver os mais leves sintomas de bolor no seu pão. O que fazer? Em primeiro lugar, corte os pedaços mais vulneráveis (atenção que esta solução não resulta se o seu pão já estiver contaminado, apenas se o bolor estiver mesmo no início). Em seguida, ligue o forno a 70º C e coloque o pão lá dentro durante uma hora. O que acontece é que o pão vai secar ligeiramente, retirar a humidade e matar o bolor. Já não será um bom pão para comer fresco (ficará mais seco e menos fofinho), mas é perfeito para fazer torradas ao longo dos dias seguintes. Contudo, tenha atenção para não ligar o forno mais quente, caso contrário o pão ficará duro demais.
Em conclusão: com esta dica um pão inteiro chega a durar quase duas semanas cá em casa. Não se esqueça é de o colocar no forno ao fim do quinto dia de vida.
Um óptimo pão para si onde quer que o bolor esteja,
Ele