como servir um jantar à downton abbey

    Sempre que vejo o Downton Abbey, fico com uma inveja enorme daquelas personagens. Dos que vivem em cima, obviamente. Imagino a canseira que deveria ser a vida desta gente, nesta altura, no princípio do século XX. Ser acordada pela minha criada pessoal, ser vestida e penteada por ela, dez vezes ao dia: toilette para a manhã, traje para passear, roupa para montar, vestido de noite para o jantar. Adorava ter vivido nessa época nem que fosse por uma semana… ou por uma tarde, vá: vestir a pele de lady Mary Crawley!

    E aqueles jantares? O meu querido Marido Mistério contorce-se no sofá da sala de tanta inveja. O sonho dele não era ser o Lord Grantham mas ter um Carson. Aquele mordomo é bom demais para ser verdade: sofre mais pelos patrões do que os próprios e consegue ser mil vezes mais snob do que os habitantes do andar de cima.

    Pois bem, resolvi fazer uma surpresa ao meu querido Marido Mistério, pesquisei, pesquisei e pesquisei e encontrei um manual de instruções com tudo o que preciso para dar um jantar digno de Downton. Digam lá se não é um guia extraordinário? Desde as regras de etiqueta à disposição da própria mesa, passando pela forma como se devem dobrar os guardanapos, pela arrumação dos convidados e pela seleção dos aperitivos, vinhos e digestivos. Há ainda um guia de boas maneiras para os empregados servirem decentemente e outro para os anfitriões se comportarem corretamente.

    Depois de ler isto tudo, estou pronta para receber a rainha de Inglaterra cá em casa. Só me falta o mordomo. E o criado de libré. E um pormenor ou outro. Não faz mal. Mascaro a nossa equipa de futsal et voilá: regressámos ao início do século XX. Se recusarem, é fácil: basta uma leve ameaça de apreensão de telemóvel que os ponho rapidamente em sentido, mais direitos que o próprio Carson.

    Bom fim de semana,

    Ela

     

    Tags: jantar

    8 thoughts on “como servir um jantar à downton abbey

    1. Adorei!
      Está excelente.
      E vou copiar a imagem.
      Ah! Essa do mordomo, tenho a mesma opinião: “consegue ser mil vezes mais snob do que os habitantes do andar de cima”.
      Um casal mistério com muita pinta.
      Obrigada, Ela.

    2. Está quase tudo correcto excepto talheres de sobremesa – ao lado dos de carne. Tudo em linha. Apenas em PT se põe por cima do prato….

    3. Eu também fico maravilhada com toda aquela etiqueta. E o Carson é o máximo.
      Depois de ler estas instruções todas já percebo porque precisavam eles de tantos criados 🙂

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *