Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

como transformar um entrecosto banal num jantar de sonho

21.06.21

É o prato mais desprezado pela Família Mistério. Cá em casa, olha-se para o entrecosto como aquela carne boazinha que se despacha num instante com uma massa de pimentão por cima. Ou apenas com sal, pimenta e alho.

Pois bem, está na hora de colocar a Família Mistério na linha com uma receita de entrecosto capaz de transformar o William Carvalho num recordista dos 100 metros sprint. Esta fabulosa criação do site Delish é quase um milagre.

Tudo o que vai precisar é de entrecosto piano, açúcar mascavado, alho em pó, paprika, mostarda em pó e pimenta de caiena. Para o molho, vai precisar de ketchup, mais açúcar mascavado, água, vinagre de sidra, molho Worcestershire, melaço, alho em pó, cebola em pó, mostarda em pó e paprika. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

delish-200302-over-baked-ribs-0185-landscape-pf-15

 

O primeiro e mais importante passo para ficar com uma carne tenrinha, a desfazer-se e a separar-se dos ossos, é retirar a membrana que cobre o lado de baixo do entrecosto. Esta membrana é dura, o que enrijece a carne, além de impedir que os temperos penetrem bem na carne, tornando-a mais saborosa. Tudo o que precisa de fazer é espetar uma faca ao longo do entrecosto, entre a membrana e os ossos. Puxe esta pele com a mão e deite-a fora. Solução mais fácil só pedir no talho que façam isto por si.

Numa taça, misture todos os ingredientes do tempero, acrescente flor de sal e pimenta preta moída no momento, e esfregue esta mistura pelos dois lados do entrecosto. Embrulhe a carne em papel de alumínio e leve ao forno, pré-aquecido a 150º C, durante duas horas, até ficar bem tenrinha.

Enquanto o entrecosto cozinha, prepare o molho. Misture todos os ingredientes do molho numa panela pequena, em lume médio. Quando levantar fervura, reduza o lume e deixe ferver, em lume brando, durante cerca de uma hora, mexendo de vez em quando, até engrossar bem.

Assim que a carne estiver pronta, passe o forno para o modo de grelhador, pincele os dois lados do entrecosto com o molho, e volte a colocá-lo no forno durante 2 a 5 minutos para caramelizar.

Depois disto, mais ninguém volta a chamar banal ao meu querido entrecosto.

 

Um óptimo entrecosto para si onde quer que o molho esteja,

Ele

 

receita e foto: delish