como transformar uma salada caprese num jantar surpreendente

    Nesta época do ano, as calorias cá em casa são como as equipas do Grupo da Morte, no Euro 2020: vai tudo fora o mais rapidamente possível.

    A minha querida e prepotente Mulher Mistério está absolutamente irredutível no que toca a dietas. Até colocar o seu pé esquerdo na praia – sim, o canhotismo afectou-lhe a superstição –, diz que não quer ver uma única caloria à frente.

    Hoje – pelo menos no primeiro dia do ataque de fúria tenho de cumprir – não me resta outra alternativa que não seja fazer uma salada para o jantar. Mas já que temos de comer salada, ao menos que seja uma salada especial. A eleita foi uma divinal salada caprese com tomatinhos cherry assados, do espectacular site Bon Appétit.

    Tudo o que vou precisar é de tomatinhos cherry, tomilho, azeite, alho esmagado e mozzarella de búfala (ou burrata, se estiver menos dietético). Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

    roasted-cherry-tomato-caprese.jpeg

     

    Misture num pyrex os tomatinhos com o azeite, o tomilho e o alho, sem os sobrepor (se não couberem, use antes um tabuleiro forrado com papel vegetal). Tempere com flor de sal e leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante 40 a 45 minutos. Quando estiverem rebentados e tostados por cima, retire-os e deixe arrefecer.

    Coloque o mozzarella partido em pedaços no prato onde vai servir a salada. Espalhe por cima os tomatinhos mornos e todo o molho que libertaram. Ajuste o tempero de sal e sirva com – esta parte Ela não pode ouvir – umas tostas de pão alentejano a acompanhar. Vou tentar convencê-la de que as tostas com azeite e flor de sal, em vez de manteiga, não engordam…

     

    Uma óptima salada para si onde quer que a dieta esteja,

    Ele

     

    receita e foto: bon appétit

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *