como transformar uns peitos de frango banais num jantar delicioso, fácil e saudável para um dia de semana

    Já não aguento tanta pressão familiar sobre este vosso pobre e humilde amigo. À segunda-feira, sinto-me um saco de boxe a levar pancada de todos os ângulos. De um lado, a minha querida e prezada Mulher Mistério exige dieta da mais firme e intransigente. De outro lado, a minha competente e incansável mini-equipa de futsal reivindica uma ementa variada. E por cima a minha consciência pede calorias, gorduras e outras coisas deliciosas. Já não sei o que fazer. Estou perdido. Desesperado. Desanimado. Desalentado. Descoroçoado. E outros adjectivos acabados em “ado”. Até que…

    …Até que, de repente irrompe do meio das trevas culinárias esta divinal e facílima receita da sempre indispensável Bon Appétit para salvar o meu dia. São uns facílimos, saudáveis e impressionantes peitos de frango com a pele estaladiça e um desconcertante molho marroquino que vão transformar esta casa no Circo Chen na antevéspera de Natal.

    Tudo o que vai precisar é de peitos de frango com pele, dois dentes de alho picados muito fininhos, sementes de coentros partidas, cominhos também partidos, paprika, chalotas cortadas em fatias fininhas, coentros frescos, sumo de limão espremido, escarola, azeite, flor de sal e pimenta preta moída no momento. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

    crispy-chicken-breasts-with-chermoula-and-escarole

     

    Tempere os peitos de frango com sal e pimenta e frite-os em azeite numa frigideira – primeiro com a pele para baixo até esta ficar dourada (10 a 12 minutos), depois com a pele para cima até a carne ficar bem cozinhada (mais cerca de 8 minutos). Coloque os peitos de frango num prato e prepare o molho na mesma frigideira ainda com os restos da gordura do frango.

    Aqueça três colheres de sopa de azeite e aloure o alho com as sementes de coentros, os cominhos e a paprika. Quando o alho estiver bem macio, retire a frigideira do lume e acrescente as chalotas, mexendo tudo muito bem e ajustando o sal e a pimenta. Misture três colheres de sopa deste molho com as folhas de coentros, o sumo de limão e a escarola. Espalhe esta salada pelo prato e coloque os peitos de frango fatiados por cima. Tempere tudo com o resto do molho.

    Acha que, com esta receita, alguém se atreve a dizer:

    – Peitos de frango?! Outra vez?!

    Espero que não. Senão, para a semana, faço ovos estrelados para o jantar.

     

    Um óptimo jantar para si onde quer que o frango esteja,

    Ele

     

    receita e foto: bon appétit

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *