A história do guia mais famoso do Mundo começou no dia em que um ciclista com um pneu rasgado bateu à porta de uma fábrica a pedir ajuda. Foi há mais de 100 anos, no interior de França. Hoje, o Guia Michelin é a principal referência gastronómica do planeta, mas teve importância em vários momentos da História. Por exemplo, sabia que os soldados aliados desembarcaram na Normandia com o Guia Michelin no bolso? Conheça toda a história carregando no play aqui em baixo.
Hoje é dia de Estrelas Michelin em Portugal. Pelo segundo ano consecutivo, o guia gastronómico mais famoso do Mundo organiza um jantar em Portugal onde vai divulgar quem são os chefs vencedores de estrelas Michelin no país. E, por isso, nada como contarmos a história deste guia. É isso que fazemos no episódio desta semana do podcast Favas Contadas.

Como nasceu a Michelin
A Michelin nasceu há quase 200 anos como uma fábrica de máquinas agrícolas. Só no final do século XIX se converteu numa produtora de pneus depois de um dos irmãos ter inventado a câmara de ar. E tudo para ajudar um ciclista a trocar um pneu de uma bicicleta. Isto porque antigamente os pneus eram colados à rodas. E só graças aos irmãos Michelin passaram a ser facilmente desmontáveis com a ajuda da câmara de ar. Afinal, foi a Michelin que colocou o primeiro carro a andar do ar. E foi exactamente para promover as viagens de carro e o desgaste e consumo de pneus que nasceu o Guia Michelin.
É para conhecer toda esta história que pode ouvir o episódio do Favas Contadas em qualquer uma das plataformas de podcast disponíveis em Portugal: Apple Podcasts, Spotify ou CastBox. Aí contamos como o guia evoluiu para fazer crítica de restaurantes e quais foram os primeiros restaurantes premiados em Portugal. E contamos também porque é que os oficiais aliados levavam uma edição especial do guia no bolso no dia em que desembarcaram na Normandia.
Mas o melhor mesmo é ouvir a história completa aqui e fazer as suas apostas de quais serão os restaurantes que vão ganhar novas estrelas hoje.
Um óptimo jantar para si onde quer que esteja o Guia Michelin,
Ele