É uma das dicas mais úteis para quem gosta mesmo de carne. Não há nada pior do que querer um bife mal passado e chegar-lhe ao prato uma sola de sapato. Por outro lado, também não é grande ideia servir um bife em sangue quando o queria no ponto. É por isso que eu cá em casa uso sempre a técnica dos principais chefs para ver se o seu bife está no ponto. Não precisa de cortar a carne antes de a servir assim como não precisa de a espetar com um garfo para ver se sai sangue. Só precisa da palma da sua mão.
Tudo o que tem de fazer é ir tocando com o dedo indicador no bife à medida que ele estiver a cozinhar. E logo depois tocar com o mesmo dedo na zona mais carnuda da palma da sua mão, mesmo por baixo do dedo indicador. Por último, só tem de seguir esta cábula.
Bife cru
Toque no bife e na zona abaixo do polegar com a mão aberta. A suavidade do toque será igual.
Mal passado
Junte o indicador e o polegar sem fazer força enquanto toca na mesma zona da palma da mão. Quando o seu bife estiver com uma rigidez semelhante, está mal passado.
Médio
Junte o dedo do meio e o polegar sem fazer força. Ao mesmo tempo, toque na tal zona da palma da mão. Esta será a rigidez de um bife médio.
Médio-bem
Junte o anelar e o polegar sem fazer força e toque na mesma zona da palma da mão. É a consistência de um bife médio-bem.
Bem passado
Por fim, junte o mindinho e o polegar sem fazer força. É a consistência de um bife bem passado. Então se fizer um bocadinho de força, tem uma verdadeira sola de sapato.
É ou não é a forma mais prática de ver se o seu bife está no ponto?
Um óptimo bife para si onde quer que a sola de sapato esteja,
Ele