consegue adivinhar porque é que este pão é cor de rosa?

    Não é extraordinário? A minha única dúvida neste momento é se peço ao meu querido Marido Mistério para fazer esta maravilha que descobri no blog 10th Kitchen para a ceia da passagem de ano ou para o brunch do dia de ano novo… É que este é um prato que arrasa em qualquer mesa, a qualquer hora! E a resposta à pergunta do título é… isso mesmo. Pois claro! É um pão de beterraba e não é difícil de fazer.

    Ele só vai precisar de farinha, farinha integral, fermento, sal, puré de beterraba assada, ovos, leite, manteiga sem sal derretida e arrefecida, para o pão. Para a mousse de queijo creme, vai precisar do propriamente dito, de um ovo, de farinha, de endro picado e de uma pitada de sal.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para um pão, espreite aqui a receita original.

    beet-bread-13.jpg

     

    Comece por fazer o puré de beterraba: embrulhe três beterrabas lavadas e aparadas em papel de alumínio e leve-as ao forno a 200º C durante 40 minutos, até conseguir furá-las com um garfo. Deixe-as arrefecer, descasque-as e coloque-as no liquidificador até obter um puré macio.

    Entretanto, pré-aqueça o forno a 180º C. Prepare um tabuleiro próprio para ir ao forno, untando-o com manteiga.

    Numa taça grande, misture a farinha, a farinha integral, o fermento e o sal. Numa taça média, misture o puré de beterraba com os ovos, o leite e a manteiga derretida. Junte esta mistura com a de farinha e vá mexendo com uma colher de pau até ficarem bem envolvidas.

    Agora, faça a mousse de queijo creme: misture o queijo creme, o ovo, a farinha, o endro e o sal numa taça pequena até obter um creme macio.

    Espalhe cerca de 2/3 da massa de beterraba no tabuleiro que preparou. Ponha por cima a mousse de queijo creme e, por fim, espalhe por cima o resto da massa de beterraba. Desenhe com uma faca uns redemoinhos através das várias camadas para criar uma espécie de padrão. Alise o topo e leve ao forno durante 45 a 50 minutos.

    Deixe arrefecer durante 10 minutos antes de retirar do tabuleiro. Sirva quente ou à temperatura ambiente.

    É ou não é uma receita linda de morrer?

     

    Um ótimo ano para si onde quer que 2017 esteja,

    Ela

     

    receita e foto: 10th kitchen

     

    Um comentário em “consegue adivinhar porque é que este pão é cor de rosa?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *