convento de belmonte, uma surpresa no interior do portugal profundo

    Confesso que fui um bocado arrastada para esta pousada. Tinha espreitado o site e não me pareceu que fosse o meu género de hotel. Mas como tínhamos um jantar por aquelas bandas, perto da Guarda, Ele insistiu em passarmos ali a noite. Por isso, ia muito desconfiada.

    dsc_1995.jpgChegámos à meia-noite e meia, podres e cansados, e fomos recebidos por um solícito rececionista encantado por partilhar connosco a história da pousada. Coitado, era o único ser acordado num raio de vários quilómetros, por isso, ficou feliz por poder conversar com alguém sobre o convento. Enquanto nos guiava até ao quarto, passámos pelo hall de entrada, pelo bar, pelos antigos claustros, por duas salas, uma antiga capela, uma imensa escadaria e um corredor interminável. E em cada parede, uma peça, uma janela ou uma obra de arte, todas originais do convento. E cada uma tinha uma história. Nada contra, adoro aprender coisas novas, e o senhor era de facto um amor, mas à meia-noite e meia?! Depois de o GPS nos ter levado por montes e vales sem saída?!

     

    dsc_1989.jpg

    dsc_1988.jpg

    O quarto 

    Ao fim de uns imensos 15 minutos, lá conseguimos atingir a porta do quarto. Zacarias de seu nome. Todos os quartos do convento de Belmonte têm nomes de padres ou freis. E o nosso Zacarias era enorme, confortável e muito simpático. A cama era grande com um excelente colchão. As almofadas, os lençóis e os edredões eram de um branco imaculado e de um conforto sem igual. Sabem aquelas camas em que apetece atirar-nos para cima e ali ficar horas a fio?

    pousada-belmonte-quartos2.jpg

    dsc_2110.jpgTambém as toalhas de banho são boas, grandes e fofas. A casa de banho era enorme, cabia toda a nossa família mais uns primos lá dentro, à vontade. Em cima de uma secretária antiga, uma garrafa (muito gira, toda estilizada) de água da fonte local chamou-me logo a atenção. Além da garrafa ter muita pinta, a água é provavelmente das melhores que provei na vida. Uma cortesia do hotel durante a estadia, mas se quisermos levar para casa são €22. (Eu disse que a garrafa era gira!)

    dsc_2008.jpg

    dsc_2006.jpg

    O hotel 

    Dos quartos às salas, todo o hotel tem uma decoração propositadamente antiquada a fazer lembrar o interior de uma quinta dos nossos avós: em cada canto, deparamo-nos com sofás aparentemente velhos, peças de ferro forjado, móveis que são verdadeiras relíquias, objetos do antigo convento, entre outras preciosidades. Não é propriamente a decoração que escolheria para minha casa mas enquadra-se na perfeição na traça e nos corredores do edifício antigo, que data do século XIII. Mas, ao mesmo tempo, a pousada transmite modernidade e conforto. A zona da piscina, de fundo preto, e com uma vista deslumbrante, é um bom exemplo de como o antigo e o novo se encontram na perfeição por aqui.

    pousada-belmonte-geral1.jpg

    piscinapousadabelmonte.jpg

    O pequeno-almoço 

    Acordámos mesmo em cima da hora limite do pequeno-almoço. Chegámos tarde e éramos os únicos na imensa sala de jantar do convento. E ao contrário de muitos hotéis (que a essa hora nos olham de lado ou começam a levantar o buffet a uma velocidade estonteante), as empregadas receberam-nos com um enorme sorriso. E com esse mesmo sorriso, foram buscar ovos mexidos acabadinhos de fazer (dos melhores que tenho comido), mais queijo fresco e tudo o que estava em falta. O pequeno-almoço é digno de um hotel de 5 estrelas: além dos ovos e queijos vários, bolos e compotas caseiros, sumos naturais, pão variado, croissants, a lista é infindável. O serviço, tanto aqui como na receção, foi impecável, simpático e atencioso.

    dsc_21478.jpg

    pousada-belmonte-geral12 (1).jpg

    Convém esclarecer que o convento de Belmonte pertence à rede das Pousadas de Portugal mas é um franchising, por isso, tem um site próprio e uma estrutura independente. Antes de regressar a Lisboa, ainda tivemos tempo para dar um mergulho na piscina do hotel e aproveitar a paz e o sossego daquela varanda com uma vista deslumbrante sobre o vale do Zêzere e a serra da Estrela. O balanço não pode ter sido mais positivo. Sobretudo para mim que ia com as expetativas baixas. Não há nada melhor do que ser agradavelmente surpreendida. E este hotel conquistou-me, em especial pelo conforto, serviço, simpatia… e pelo preço. Se marcar, como nós, à última hora, paga €104 por noite, com o pequeno-almoço incluído.

    pousada-belmonte-geral2.jpg

    O Bom

    A recuperação do convento

    O Mau

    A decoração, apesar de adequada ao conceito, não faz o meu género

    O Ótimo

    As camas e o pequeno-almoço

     

    Bom fim de semana,

    Ela

     

    4 comentários em “convento de belmonte, uma surpresa no interior do portugal profundo

    1. Gostei imenso da descrição da Pousada, mas no início fiquei expectante do que iria sair daqui,do Convento,pois tive uma situação parecida num Hotel com o nome Casa d´Além. Ainda bem que gostou e o quarto era confortável, pois eu já não posso dizer o mesmo. Gostei mesmo , do que escreveu.
      miilay

    2. Depois de uma cirurgia recente à coluna o meu marido (também ele vosso leitor) prometeu-me um fim‑de‑semana fora assim que eu seja liberada pelo Neurocirugião…
      Aqui está uma boa opção de qualidade a preço acessível!
      Obrigada pela partilha! Mais uma opção para a minha lista!

      PS. Já agora só um pequeno à parte, se conhecerem alguém que necessite de um Neurocirurgião aconselho o Dr. Rodrigo Garayeb, eu sou paciente dele na CUF Cascais mas sei que dá consultas em outras clínicas. Excelente médico e super simpático!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *