coronavírus: como parar de mexer na cara com a sua mão

    É provavelmente a forma mais comum de contágio do novo vírus. Pense só nisto: basta abrir uma porta anteriormente aberta por um doente infectado com o Covid-19 para passar o vírus para a sua mão (ele sobrevive pelo menos durante 9 horas em superfícies planas). Para ele entrar no seu corpo só precisa de tocar com a mão nos olhos, na boca ou no nariz. É por isso que os dois principais cuidados a ter para evitar apanhar o vírus é lavar bem e constantemente as suas mãos e não tocar com as mãos na cara.

    O problema é a quantidade de vezes que tocamos com a mão na cara sem sequer nos apercebermos. É instintivo e quase automático. Alguns estudos indicam que mexemos com a mão na cara entre 15 e 23 vezes por hora ao longo de um dia. 

    A minha querida Mulher Mistério, por exemplo, passa o dia a coçar os olhos e um dos nossos Mini-Misteriosos tem a mania de roer as unhas. Foi por isso que me dediquei a procurar as melhores formas de acabar com esse péssimo hábito de mexer com as mãos na cara. Como, na maior parte das vezes, nem nos apercebemos de que o estamos a fazer, nada como adoptar estas dicas dadas pelo jornal americano New York Times.

    benh-shutterstock_tjdt.jpg

     

    Ande sempre com uma caixa de lenços de papel 

    Não custa nada ter um pacote de lenços no bolso e uma caixa de Kleenex no carro, no escritório e em casa. Cada vez que lhe der uma comichão na cara ou lhe apetecer coçar o nariz, pegue num lenço em vez de o fazer com os dedos. Mesmo que queira só ajeitar os óculos, não custa nada fázê-lo com um lenço de papel. Depois deite-o fora.

    Mesmo espirrar deve ser feito para um lenço de papel que deve deitar logo para o lixo. Só no caso de não ter lenços à mão é que deve optar por espirrar para o braço em vez de o fazer para a sua mão. Quanto mais mantiver as mãos limpas e afastadas da sua cara, mais seguro.

    merlin_135447882_3787347d-de7c-4337-a5bd-54e2e221c

    Use gotas para os olhos 

    O primeiro passo a tomar é perceber o que é que o leva a mexer na cara. Segundo a médica americana Vanessa Raabe, contactada pelo New York Times, assim que conseguir perceber quais são as causas, é mais fácil evitar o mau hábito. 

    Por exemplo, no caso da minha querida Mulher Mistério, coçar os olhos é claramente uma das principais causas. Se andar sempre com um frasco de lágrimas consigo, cada vez que sentir comichão nos olhos coloque umas gotas para os hidratar em vez de os coçar. Vai ver que lhe passa a vontade e evita levar a mão à cara.

    Outro conselho é colocar post-its em casa e no seu computador a lembrar para não levar as mãos à cara. Como é um movimento instintivo, convém lembrar-se de não o fazer.

    04xp-facetouch-jumbo.jpg

    Mantenha as mãos ocupadas  

    Segundo os médicos ouvidos pelo New York Times, é uma das melhores formas de evitar um hábito instintivo. Quando não estiver a fazer nada com as mãos, experimente pegar numa bola anti-stress. Ao manter as suas mãos ocupadas a apertar a bola, terá menos tendência de as levar à cara. Depois desinfecte a bola regularmente.

    Se não tiver uma bola anti-stress, pode também lavar as mãos ou usar um creme com um cheiro forte. Isso pode fazê-lo despertar quando aproxima as mãos da cara e, ao sentir o odor, evitar tocar.

    Eu sei que não é fácil acabar com hábitos que tem há anos e anos, mas tente. Eu, por exemplo, enquanto escrevi este texto, tive a tentação de mexer na cara pelo menos 5 vezes. Apesar de não devermos entrar em pânico, há cuidados fundamentais para evitarmos a propagação do vírus. Além disso, tudo isto é muito mais higiénico.

     

    Uma óptima semana para si onde quer que o vírus esteja,

    Ele

     

    fotos: d.r.;new york times

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *