Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

coxas de frango com molho de maçã, uma receita surpreendente e deliciosa para o seu jantar

08.10.20

Diz a autora da receita, do ótimo blog Vikalinka, que este prato é típico da Normandia, em França. Pois, tiro-lhes o chapéu! Que maravilha! Que bela ideia juntar frango e fatias de maçã na mesma frigideira. Ainda por cima mergulhados num delicioso molho com bacon, natas… bem, o melhor é explicar já esta receita.

Primeiro, precisa de ter em casa azeite, coxas e pernas de frango, sal, chalotas picadas ou uma cebola média picada, um talo de aipo, tomilho, alho picado, fatias de bacon cortadas em pedacinhos, brandy ou whisky, farinha, caldo de galinha, sidra, maçãs descascadas e cortadas às fatias e natas.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

French-Chicken-Casserole-7-Edit.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 180º C.

Seque as pernas e as coxas de frango com papel de cozinha e tempere-as com sal.

Aqueça um fio de azeite numa frigideira grande, em lume médio alto. Junte o frango e deixe cozinhar até ficar bem dourado. Transfira para um prato e reserve. Guarde também um pouco da gordura do frango.

Frite o bacon em lume médio. Se for demasiado gorduroso, deite fora parte da gordura. Transfira o bacon para o mesmo prato do frango.

Coloque agora as chalotas na mesma frigideira, juntamente com o aipo e dois raminhos de tomilho. Deixe cozinhar em lume brando, durante cerca de 5 a 7 minutos, até as chalotas ficarem macias. Acrescente o alho picado e deixe cozinhar durante 30 segundos, mexendo sempre.

Adicione agora o brandy e mexa enquanto raspa o fundo da frigideira com uma espátula. Deixe cozinhar até o álcool evaporar.

Junte a farinha e mexa até ficar bem misturada com a gordura e ficar com uma consistência de pasta. Acrescente lentamente o caldo de galinha, volte a misturar e finalmente adicione a sidra. Mexa bem e volte a colocar o frango e o bacon na frigideira, juntamente com 2 ou 3 raminhos de tomilho.

Coloque a frigideira no forno pré-aquecido e deixe a cozinhar tapada durante cerca de 30 minutos.

Depois retire a tampa e deixe no forno durante mais 30 minutos.

Enquanto o frango está no forno, frite as fatias de maçã na gordura do frango que reservou ou em manteiga. Esteja com atenção para não as deixar queimar.

Retire a frigideira do forno e junte as natas. Volte a levar ao forno durante mais 20 minutos, sem tampa.

Retire novamente do forno, junte as fatias de maçã e sirva com arroz branco.

Já estou cheia de água na boca…

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: vikalinka