coxas de frango tandoori com arroz basmati e molho de coco, um jantar que só suja uma frigideira

    Quem disse que, aos dias de semana, temos de comer umas coxas de frango desenxabidas, temperadas com sal e um fio de azeite no forno? Não diga a ninguém mas foi o nosso jantar de ontem, porque o meu querido Marido Mistério resolveu ir fazer desporto à hora do jantar e tive de ser eu a tomar as rédeas da cozinha, para grande desespero dos meus queridos Filhos Mistério. Mas hoje ele não escapa. Já lhe mandei esta receita do blog Ambitious Kitchen para ele se preparar psicologicamente para a tarefa que o espera, não hoje, mas amanhã à noite, porque também não há necessidade de comer coxas de frango duas noites consecutivas.

    Eu trato da lista das compras. Para fazer esta receita, precisamos: coxas de frango sem pele, coentros, cominhos, paprika, curcuma em pó, pimenta caiena, garam masala, iogurte grego natural, sumo de um limão pequeno, alho picado, gengibre fresco ralado, sal e pimenta preta moída para a marinada. Depois, precisamos de azeite ou óleo de coco, leite de coco, piripíri, mais curcuma, cominhos, coentros, sal e pimenta preta moída, arroz branco basmati e ervilhas congeladas.

    Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

    One-Pan-Tandoori-Chicken-5.webp

     

    Junte as coxas de frango, os coentros, os cominhos, a paprika, a curcuma, a pimenta caiena, a garam masala, o iogurte grego, o sumo de limão, o alho, o gengibre, o sal e a pimenta numa taça grande. Misture com uma colher de forma a revestir as coxas de frango, depois tape com película aderente.

    Deixe marinar no frigorífico durante pelo menos 1 hora e no máximo 8.

    Aqueça uma frigideira grande e funda em lume médio alto. Junte um fio de azeite e, quando estiver bem quente, adicione o frango e tempere generosamente com sal e pimenta.

    Deixe cozinhar durante 4 a 5 minutos até as coxas ficarem acastanhadas, depois vire-as ao contrário e deixe cozinhar durante mais 2 minutos.

    Retire as coxas da frigideira e transfira-as para um prato.

    Junte, na mesma frigideira, o leite de coco, o piripíri, a curcuma, os cominhos, os coentros, o sal e a pimenta. Deixe ferver em lume brando e, a seguir, acrescente o arroz cru e as ervilhas. Espalhe bem na frigideira.

    Coloque as coxas de frango por cima. Reduza para lume brando, tape logo a frigideira e deixe ao lume durante 20 a 25 minutos.

    Ao fim de 20 a 25 minutos, a maior parte do líquido já terá sido absorvido e o arroz deve estar pronto. Sirva logo.

    Decore com coentros frescos e, se gostar, sirva com um pouco de iogurte extra.

     

    Boas receitas,

    Ela

     

    receita e foto: ambitious kitchen

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *