Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

crème brûlée de café com apenas 5 ingredientes

29.09.20

O crème brûlée é provavelmente a receita mais assustadora de todas. Não por ser má, mas porque o pomposo nome em francês faz-nos imaginar uma preparação de 12 horas, com emulsões, infusões e outras confusões típicas de chefs com dez estrelas Michelin. E, no entanto, o crème brûlée é das sobremesas mais fáceis e simples de preparar.

Esta fabulosa receita do fantástico blog Williams Sonoma consegue adicionar ao tradicional crème brûlée um maravilhoso toque de café. E é isso que atira esta sobremesa para a termosfera da galáxia dos doces.

Para fazer esta maravilha, só vai precisar de natas, café moído, açúcar granulado e gemas de ovos. Para a cobertura caramelizada, vai precisar de açúcar demerara. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.

WS_DOD_CremeBrulee_4950.jpg

 

Junte, numa panela, as natas com o café, o açúcar granulado e uma pitada de flor de sal. Leve ao lume médio, mexendo de vez em quando, até levantar fervura. Desligue o lume, tape e deixe assentar durante 30 minutos de forma a dissolver o café. 

Quando estiver pronto, bata as gemas à mão. E adicione-lhes lentamente a mistura de café – através de um passador fininho para filtrar as borras – enquanto vai mexendo.

Divida o creme por seis ramequins, com capacidade para 180 ml cada, e coloque-os em cima de um tabuleiro alto. Encha o tabuleiro com água até metade da altura dos ramequins e leve ao forno, pré-aquecido a 165 ºC, durante 30 a 35 minutos. Quando o crème brûlée estiver firme mas a tremer ligeiramente no centro, está pronto! Embrulhe-o em película aderente e leve ao frigorífico até servir (pelo menos, durante quatro horas).

No momento de servir, absorva com papel de cozinha a humidade que está no topo do crème brûlée, espalhe o açúcar demerara pelo topo e caramelize com um maçarico de cozinha. A combinação do açúcar caramelizado com o café é de ir às lágrimas!

 

Um óptimo crème brûlée para si onde quer que o café esteja,

Ele

 

receita e foto: willimas sonoma