crème brulée de pistácios, uma sobremesa original para a páscoa

    Se um crème brulée encanta muita gente, um crème brulée de pistácios encanta muito mais! É ou não é uma ótima receita para a Páscoa? Imagine um crème brulée clássico com um delicioso sabor a pistácio… Ainda por cima, esta receita do blog Love and Olive Oil é facílima e só precisa de 5 ingredientes: natas, três gemas de ovo grandes, açúcar, creme de pistácios e sal.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, pré-aqueça o forno a 150º C.

    A seguir, ferva uma panela com água (esta será utilizada para o banho-maria mais tarde) e coloque uma folha de papel de cozinha húmida num tabuleiro de forno.

    Entretanto, bata as gemas de ovo, o açúcar, o creme de pistácio e o sal numa taça pequena até obter um creme suave.

    Depois, aqueça as natas numa pequena panela até começarem a borbulhar.

    A seguir, adicione gradualmente as natas quentes à taça com as gemas de ovo, aos poucos, batendo vigorosamente, até incorporar. Depois, retire a espuma.

    Agora, divida a mistura por 6 ramequins (de 85 a 115 gramas) e disponha os ramequins no tabuleiro do forno. Depois, despeje a água a ferver apenas o suficiente para alcançar metade da altura dos ramequins.

    Em seguida, leve o tabuleiro ao forno durante 25 a 30 minutos ou até que os centros estejam apenas firmes, mas ainda um pouco tremidos. Nessa altura, retire do banho-maria e deixe arrefecer até que os ramequins estejam suficientemente frios para manusear. Depois, retire da água e deixe arrefecer completamente numa grelha.

    Entretanto, tape e leve ao frigorífico durante pelo menos 2 horas ou durante a noite.

    Antes de servir, polvilhe uma colher de sopa generosa de açúcar uniformemente sobre o topo de cada ramequim, inclinando o ramequim para garantir uma camada uniforme de açúcar. Depois, retire o excesso e utilize um maçarico de cozinha para caramelizar o açúcar.

    Alternativamente, pode colocar os ramequins no tabuleiro superior do forno, pré-aquecido na posição de grelha e, em temperatura alta, grelhar até que o açúcar fique dourado e caramelizado, durante 2 a 3 minutos.

    Finalmente, sirva imediatamente.

     

    Boa Páscoa,

    Ela

     

    receita e foto: love and olive oil

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *