Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

creme de batata doce vegan, sem glúten nem açúcar para começar o dia de forma saudável

19.07.19

Já não aguenta mais o iogurte natural com aveia ou o smoothie do costume todas as manhãs? Compreendo. Estou no mesmo barco. Apetece-me variar e o blog From My Bowl salvou-me o pequeno-almoço de hoje. Esta receita que, no fundo, é uma espécie de papas de aveia mas sem aveia e com batata doce, é uma maravilha. Ainda, por cima, posso comer sem culpas porque é saudável, vegan, sem glúten nem açúcar.

Para fazer esta explosão de cores matinal, vai precisar de duas batatas doces médias, leite vegetal (pode ser de amêndoa ou de coco, por exemplo), farinha de linhaça, manteiga de amendoim (ou de amêndoa ou de caju), extrato de baunilha, canela e uma pitada de sal. Como toppings, pode usar romãs, sementes de abóbora, iogurte de coco, pepitas de cacau e granola.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 2 pessoas, espreite aqui a receita original.

Fluffy_Sweet_Potato_Breakfast_Bowl_Vegan_GrainFree_FromMyBowl-12.jpg

 

Pré-aqueça o forno a 200º C. Lave as batatas doces mas sem as descascar. Dê alguns golpes nas batatas com uma faca e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal.

Leve ao forno durante 45 a 60 minutos ou até começar a sair uma espécie de “caramelo” dos golpes que fez nas batatas. Se as suas batatas doces forem muito grandes, é melhor cortá-las ao meio, colocá-las com a metade cortada virada para baixo, para reduzir o tempo no forno.

Retire as batatas doces do forno e transfira o recheio para uma taça, com cuidado.

Junte o leite vegetal, a farinha de linhaça, a manteiga de amendoim (ou a que escolheu), a baunilha, a canela e uma pitada de sal. Misture bem com uma varinha mágica, na velocidade mais lenta, durante 60 a 90 segundos.

Divida pelas duas taças que vai servir e decore com os toppings. Pode comer quente ou fria. A escolha é sua, mas eu prefiro quente.

 

Uma ótima sexta-feira,

Ela

 

receita e foto: from my bowl