Adoro crepes. Deliro com crepes. Restaurantes como a Crêperie das Amoreiras são uma espécie de montanha-russa de emoções para mim. Abro a lista, pico da adrenalina. É mais ou menos como aquela sensação que temos quando estamos a subir lentamente até ao ponto mais alto, porque já sabemos o que nos espera. Depois, quando escolho o mais calórico e o que mais engorda, sinto-me no topo do mundo. E finalmente, quando me surge o crepe à frente, é aquela descida vertiginosa rumo à desgraça. E o pior é que o tempo que eu demoro a devorar um crepe corresponde, mais coisa, menos coisa, àqueles segundos de loucura de descida da montanha-russa. É um facto. Eu não como, eu aspiro crepes. Por isso esta receita de crepes salgados, com 94 calorias cada, do fantástico blog A Little Sweet Life, devolveu-me a esperança numa vida melhor.
Ingredientes
Para 14 crepes
- 1 + 3/4 de chávena de farinha
- 1 chávena de leite
- 1 + ¼ de chávena de água com gás
- 2 ovos
- 1 colher de sopa de óleo vegetal
- 1 colher de sopa de endro picado
- 2 colheres de sopa de cebolinho picado
- 1 pitada de sal
- Óleo vegetal para a frigideira
Numa taça grande, junte a farinha e o sal. Faça um buraco no centro, coloque os ovos e misture. Vá juntando lentamente o leite e a água com gás e bata bem com a ajuda de uma varinha mágica. Depois de obter uma massa homogénea, sem grumos, acrescente o endro e o cebolinho picados e misture novamente.
Aqueça uma colher de chá de óleo vegetal numa frigideira em lume médio. Quando o óleo estiver quente, coloque, com a ajuda de uma concha de servir, uma pequena porção da massa. Levante a frigideira e incline-a para um lado e o outro para que toda a frigideira fique preenchida com a massa. Deixe cozinhar até os lados ficarem acastanhados. Depois é só virar à la chef de cozinha. Retire quando o crepe estiver dourado. Repita o processo mas não se esqueça de acrescentar um bocadinho de óleo vegetal antes de fazer cada crepe. Se a massa começar a ficar demasiado grossa, junte mais um pouco de leite ou de água com gás. Quando os crepes estiverem prontos, recheie-os com os ingredientes que quiser. Esta receita enche-me as medidas: salmão fumado e queijo creme com umas fatias finíssimas de pepino.
Hmmm, que delícia! E são super saudáveis: cada um tem menos de 100 calorias!
Boas receitas,
Ela
receita e foto: alittlesweetlife
Eu não devia ver estas coisas a estas horas 😉
Ela, sou tão pouco jeitosa para fazer isto: “Depois é só virar à la chef de cozinha”.

E gosto de crepes, claro.
Se adoras crepes, tens de ir à Bretanha (França).
Não sabia o que eram crêpes…crêpes até lá provar. Aliás o meu namorado não gostava porque em França só tinha comido em Paris.