É por causa de momentos destes que ainda estou casado com a minha querida Mulher Mistério. Confesso que, se não descobrisse receitas tão estonteantes como estes crepes de trigo sarraceno, não sei se resistiria à sua veia opressora, castradora e arrasadora. Provavelmente, já estaria casado com a Maria Vieira.
O que me vale é que, de facto, há sempre um brunch delicioso e dietético a espreitar ao virar de cada esquina. E hoje valeu-me esta fabulosa receita do incrível blog Minimalist Baker.
Tudo o que vou precisar é de farinha de trigo sarraceno (sem ser tostada), farinha de linhaça, leite de amêndoa, óleo de coco e canela. Se gostar dos crepes doces, acrescente stevia. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.
Junte todos os ingredientes num liquidificador, juntamente com uma pitada de flor de sal, e bata até ficar com um creme líquido mas não aguado. Se for preciso, ajuste as quantidades de leite de amêndoa ou de farinha para conseguir a consistência ideal.
Depois, é só aquecer uma frigideira antiaderente e derreter um bocadinho de óleo de coco. Deite a massa aos poucos e espalhe-a pela frigideira até formar uma camada fininha (atenção que está a fazer crepes, não panquecas, por isso devem ficar maiores e mais fininhos). Deixe cozinhar até as pontas começarem a levantar. Vire, cozinhe do outro lado durante mais um a dois minutos e repita o processo até acabar a massa.
Sirva-os enrolados com xarope de ácer, compota caseira, manteiga de amendoim ou simplesmente stevia e sumo de limão. A escolha é sua – e só depende da sua vontade de fazer dieta.
Uns óptimos crepes para si onde quer que a Maria Vieira esteja,
Ele
receita e foto: minimalist baker