Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

croque madame com béchamel de espinafres e salmão fumado: um almoço chiquérrimo para um dia de teletrabalho

24.02.21

Tem um nome chiquérrimo mas é muito fácil de fazer. Esta receita do blog Drizzle and Dip é um ótimo almoço para quem está em teletrabalho, um excelente brunch para o fim de semana, e ainda um incrível brinner para qualquer dia. A verdade é que esta maravilha apetece a qualquer hora. Mas esta croque madame (a mulher do famoso croque monsier) é bem diferente das outras. Tem a sua própria personalidade, não é uma Maria-vai-com-as-outras, já que inclui um delicioso béchamel de espinafres e salmão fumado em vez de presunto. É ainda mais requintada do que a original. É assim. Gente fina é outra coisa.

Para fazer esta receita digna de ser servida no Palácio de Versailles, precisa de ter em casa espinafres baby, manteiga, farinha, leite, mostarda Dijon, queijo ralado, sal e pimenta para o béchamel. Depois vai precisar ainda de 2 fatias de pão (integral para ser mais light), um ovo, salmão fumado e manteiga.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 1 pessoa, espreite aqui a receita original.

IMG_8379.jpg

 

Escalde os espinafres numa panela com água com sal a ferver durante 3 minutos. Reserve e escorra-os. Quando arrefecerem, esprema o excesso de água com as mãos e pique-os.

Derreta a manteiga numa panela pequena e junte a farinha. Mexa. Acrescente o leite devagar, mexendo sempre para evitar grumos. O melhor é usar uma vara de arames. Junte a mostarda Dijon e tempere com sal e pimenta. Quando a farinha deixar de ficar crua, adicione os espinafres e o queijo e deixe cozinhar até o queijo derreter completamente. Reserve.

Depois, prepare a sua croque madame: espalhe uma camada generosa do béchamel de espinafres numa das fatias de pão e coloque por cima as fatias de salmão fumado. Tape com a outra fatia de pão e espalhe a manteiga no exterior de cada fatia. Frite a sanduíche, de um lado e do outro, numa frigideira em lume médio, até ficar dourada. Enquanto isso, estrele um ovo e coloque-o por cima da sanduíche.

Como dizem os nossos amigos franceses: bon appétit!

 

Boas receitas,

Ela

 

receita e foto: drizzle and dip