croquetes de queijo cabra e beterraba: um aperitivo delicioso e original para a sua consoada

    Senhoras e senhores, preparem-se para entrar noutra dimensão. Esta receita que encontrei no blog He Needs Food é de outro mundo: é linda, é deliciosa e até consegue ser quase saudável. Infelizmente sou viciada em croquetes. Em bons croquetes: adoro os da pastelaria Mexicana e os da Versailles, em Lisboa, os da Delícia, em Bicesse, os com crosta de amendoim do chef Vítor Sobral, os de alheira do Páteo do Petisco, em Cascais, enfim, a lista é fatidicamente longa. Por isso quando descobri esta receita que ainda, por cima, é fácil de fazer, senti-me a entrar na twilight zone.

    Para oito a 10 croquetes, só precisa de 300 g de queijo de cabra, uma beterraba média cozida e descascada, 40 g de farinha, 1 ovo batido, 130 g de pão ralado panko, 500 ml de óleo de amendoim ou de canola e salmorejo para molhar. Se quiser, espreite aqui a receita original.

    Beetroot-goat-cheese-croquettes-05.jpg

    Comece por ralar a beterraba muito fininha. Ponha de parte seis colheres de sopa da beterraba ralada (guarde o resto para uma salada). Em seguida, coloque o queijo de cabra numa taça e esmague-o com um garfo. Junte a beterraba ralada e misture bem. Faça bolinhas com a mistura de queijo de cabra e beterraba (uma colher de sopa cheia por bola) e coloque-as num prato grande. Leve ao frigorífico durante algumas horas para ficarem mais firmes.

    Coloque os ovos batidos e o pão ralado panko em duas tigelas separadas. Aqueça o óleo de amendoim numa frigideira em lume médio-alto.

    Retire as bolas de queijo de cabra e beterraba do frigorífico e molde-as de forma a ficarem bem redondinhas. Mergulhe, uma por uma, primeiro nos ovos batidos e depois no panko e, a seguir, repita novamente o processo para ficar com uma crosta mais deliciosa. Finalmente é só fritar os croquetes no óleo de amendoim até ficarem com um tom dourado e acastanhado, tendo sempre muito cuidado ao virá-los.

    Seque-os com papel de cozinha, decore-os com ervas aromáticas e sirva com uma taça de salmorejo.

    É ou não é um espetáculo de receita?

     

    Bom feriado,

    Ela

     

    receita e foto: he needs food

     

     

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *