Quando se está de dieta (quase) rigorosa como eu, o pão é apenas uma miragem, uma visão num deserto sem oásis à vista. Mas nem tudo está perdido. Meus amigos, que como eu estão em sofrimento e de boca fechada, há luz ao fundo do túnel. E se, em vez de pão, usarmos fatias de batata doce assada e fizermos uma espetacular festa de crostini? A ideia é da extraordinária Camille Styles e depois de a provar nem me vou lembrar do sabor do pão. Pão? Pão, para quê?
Esta maravilha é facílima de fazer. Só preciso de uma batata doce grande com pele, cortada em discos muito fininhos, azeite, sal e cominho em pó ou canela em pó. Para os toppings, vou precisar de queijo de cabra com ervas, salmão fumado, cebolinho cortado (com um comprimento de cerca de 2,5 cm), uma pera cortada em fatias fininhas, mel, tomilho fresco, sementes de romã e nozes pecan caramelizadas. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 8 pessoas, espreite aqui a receita original.
Pré-aqueça o forno a 200º C. Numa taça, misture as fatias de batata doce com azeite, uma pitada de sal e um pouco de cominho ou canela, dependendo do seu gosto.
Espalhe as fatias numa única camada num tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal. Se for preciso, use um segundo tabuleiro mas não sobreponha as fatias, para que elas fiquem crocantes. Leve ao forno durante 15 minutos, vire-as ao contrário e deixe-as a assar durante mais 5 a 10 minutos até as bordas começarem a ficar num tom entre o dourado e o acastanhado. Retire do forno e espalhe o queijo de cabra com ervas sobre cada fatia. Volte a colocá-las no forno durante alguns minutos até o queijo começar a derreter.
Coloque as fatias de batata doce numa travessa e divirta-se a colocar por cima os seus toppings preferidos. Aqui ficam algumas sugestões:
- Salmão fumado + cebolinho
- Pera + mel + tomilho
- Sementes de romã + nozes pecan caramelizadas
Quem disse que estar de dieta é um drama?
Um ótimo fim-de-semana,
Ela
receita e foto: camille styles