Já apetece uma sobremesa quentinha à noite, não acha? Eu adoro este crumble de maçã que descobri no blog The Bojon Gourmet. Tem este aspeto divinal e não tem glúten nem açúcar. Também pode comer ao pequeno-almoço ou ao lanche, porque não?
A receita é muito fácil de preparar, só precisa de comprar os seguintes ingredientes: maçãs tipo pink lady ou fuji, sidra ou sumo de maçã, xarope de ácer, sumo de limão, sal e manteiga sem sal cortada em cubos. Para o crumble, compre farinha de amêndoa, farinha de mandioca, farinha de tapioca ou amido de milho, nozes pecan tostadas ou nozes normais picadas, açúcar de coco, canela em pó, noz-moscada, sal, manteiga sem sal derretida e gelado de baunilha para servir.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.
Comece por colocar a prateleira que vai usar no último terço do forno e pré-aqueça-o a 180º C.
Descasque as maçãs, coloque-as de pé e corte-as ao alto ao longo do caroço. Depois, cortes esses pedaços de maçã em fatias muito fininhas.
Coloque as fatias de maçã numa taça grande juntamente com a sidra, o xarope de ácer, o sumo de limão e o sal.
Transfira as maçãs para uma forma de tarte e leve ao forno, durante 30 a 35 minutos, até começarem a borbulhar. Agite com cuidado.
Enquanto as maçãs estão no forno, faça o crumble: coloque as farinhas de amêndoa, de mandioca e de tapioca numa taça grande juntamente com as nozes, o açúcar de coco, a canela, a noz-moscada e o sal. Mexa bem.
Junte a manteiga derretida e volte a misturar até obter uma espécie de crumble.
Coloque o crumble por cima das maçãs assadas.
Volte a colocar no forno, durante 40 a 50 minutos, até o topo ficar dourado e as maçãs começarem a borbulhar novamente.
Deixe arrefecer ligeiramente, durante pelo menos 10 minutos, para o crumble ficar ainda mais crocante e os sucos ensoparem as maçãs.
Sirva quente com uma bola de gelado de baunilha a acompanhar.
Boas receitas,
Ela
receita e foto: the bojon gourmet