Confesso que quando descobri esta receita no blog How Sweet It Is achei que tinha enlouquecido. O título original usava o termo “cobbler” e eu assumo aqui, sem qualquer pudor, a minha ignorância. Não fazia a mais pequena ideia do que era um “cobbler”. Claro que o senhor-com-a-mania-que-sabe-tudo que é o meu querido Marido Mistério sacou da sua bagagem intelectual/gastronómica e elucidou-me: “É uma sobremesa de origem anglo-saxónica, na qual se prepara uma massa simples que é assada com frutos suculentos”. Ainda Ele nem tinha começado a frase, já estava eu a revirar os olhos. OK. Na prática, deduzi, é uma espécie de crumble. E crumble será! E este é um cobbler/crumble (whatever!) delicioso.
Só precisa de frutos vermelhos congelados, açúcar, romãs, farinha, fermento, sal, manteiga sem sal, uma vagem de baunilha sem sementes, leitelho, extrato de baunilha, amêndoas laminadas, açúcar em pó e gelado ou chantilly para servir.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.
Pré-aqueça o forno a 180º C. Numa taça, misture os frutos vermelhos, o açúcar e meia chávena de sementes de romã.
Coloque a farinha, o fermento, o sal, o açúcar, a manteiga e a baunilha no liquidificador até obter uma espécie de um crumble. Junte o leitelho e o extrato de baunilha até ficar com uma massa pegajosa. Transfira a massa para uma taça e acrescente-lhe as restantes sementes de romã.
Coloque a mistura dos frutos vermelhos e sementes de romã com açúcar numa frigideira própria para ir ao forno. Ponha por cima a massa que obteve no liquidificador e espalhe as amêndoas laminadas.
Leve ao forno, durante 40 a 45 minutos, até ficar dourada. Espalhe por cima açúcar de confeiteiro e sirva com uma bola de gelado ou com chantilly. Decore com mais romãs.
Afinal o cobbler/crumble é uma maravilha e é uma ótima ideia para este Natal!
Boas festas,
Ela
receita e foto: how sweet it is
Bom dia,
Será que me podem indicar uma marca/onde adquirir o leitelho? Obrigada
Olá, Sofia
Nós costumamos comprar no El Corte Inglés, mas também já deve encontrar na área de produtos importados dos grandes supermercados.
Obrigado,
Ela