Estava eu calmamente a planear mais uma salada para levar para a praia este fim-de-semana quando levei com a notícia de chapa: vêm aí mais uns dias que vão transformar Portugal numa pequena Lapónia. Até sábado, despeça-se emotivamente de 5 graus celsius que decidiram deixar-nos a caminho do Norte de África.
Perante esta hecatombe meteorológica, guardei a alface e a rúcula no frigorífico e decidi preparar alguma coisa leve, portátil, para levar para a praia quando o tempo está de Outono. Cuscuz. É rápido, é fácil, é saudável e não é tão leve que nos deixe com frio ao fim da tarde. Aproveitei um resto de frango da véspera e coloquei o avental. Depois fui buscar uma embalagem de cuscuz médio (é importante a grossura do cuscuz porque os muito pequenos ficam mais empapados). A partir daqui, foi rápido.
Piquei uma cebola e fiz um refogado com azeite (não coloque muito para não ficar enjoativo quando o comer frio). Quando a cebola estava dourada, deitei o frango lá para dentro e temperei com sal e pimenta em grão. Depois despejei dois copos de água a ferver para dentro da panela. Quando a água levantou fervura, desliguei o lume e deitei quatro tomates em cubos e dois copos iguais de cuscuz. Mexi duas ou três vezes, tapei a panela e fui olhar para o céu para ver se via no horizonte o anticiclone dos Açores. Dois minutos depois voltei à cozinha. Mexi mais uma vez e tirei o cuscuz da panela para uma taça onde arrefeceu ao ar livre. Antes de servir, pus por cima umas folhas de orégãos e uns cajus partidos. É um óptimo almoço para um dia de praia. E os miúdos adoram.
Quando preparo a lancheira, ponho seis copos de plástico e seis colheres de sopa. Na praia, sirvo o cuscuz nos copos e misturo os cajus e os orégãos no momento. Eu sei que tudo isto dá um ar um bocado cromo – a família numerosa à volta da lancheira a comer cuscuz de copos de plástico… – mas já há uns anos que desisti dos hambúrgueres hiper-calóricos e das sanduíches mega-gordurosas que se vendem na praia. Prefiro levar de casa alguma coisa saudável e rápida de fazer. Este cuscuz levou sete minutos a preparar. E não sobrou um grão para contar a história. Nem deste prato que preparei (e devorei) antes de sair de casa.
Ingredientes para 6 bocas famintas
– 2 copos grandes de cuscuz
– 2 copos iguais de água a ferver
– 1 cebola picada
– 3 bifes de frango
– 4 tomates aos cubos
– Azeite
– Cajus
– Orégaos
– Sal
– Pimenta em grão
Um bom fim-de-semana de praia para si onde quer que esteja,
Ele
ui, alguém chamou???