– Ela, acabei de descobrir uma receita espectacular no blog Cooking Classy: húmus de abacate! Como é que eu nunca me lembrei disto antes???
– Húmus de abacate?! Mas qual é a diferença entre isso e guacamole???
Está a ver o que eu sofro em casa cada vez que a minha querida Mulher Mistério decide perorar sobre culinária?! Como é que é possível comparar um cremoso húmus feito com grão, abacate e um exótico molho tahini com um consistente guacamole, feito com cebola, tomate e coentros, em que ainda se sentem alguns pedaços de abacate por esmagar?
Não tem nada a ver, minha doce e prezada Mulher Mistério! É o mesmo que comparar uma omelete com um pão de ló só porque os dois levam ovos.
Esta receita consegue entrar directamente para a lista dos húmus mais cremosos e aveludados de sempre porque o abacate batido dá-lhe uma irresistível suavidade que mais parece uma mousse. Depois, demora menos de dez minutos a preparar. E fica divinal com uns chips de batata doce no forno a acompanhar. Que mais é que podíamos querer para uma sexta-feira à noite?
Leia ainda:
- Como fazer o húmus mais cremoso do mundo
- Húmus de beterraba, o aperitivo que deixa a família de boca aberta
- 10 deliciosas e originais receitas de húmus
Para fazer esta delícia, só vou precisar de azeite, abacate, grão cozido, molho tahini, sumo de lima espremido no momento, um dente de alho e cominhos. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, consulte a receita original aqui.
Triture o grão com o azeite, o tahini, o sumo de lima e o alho no robô de cozinha, até ficar com um creme macio. Tempere com flor de sal e pimenta preta moída no momento, acrescente o abacate e os cominhos e bata mais um pouco. Quando tiver um creme aveludado, passe para uma taça. Finalize com um fio de azeite extra-virgem por cima e com uns flocos de malagueta, se gostar. E sirva com os tais chips de batata doce: veja aqui como os pode fazer.
Um óptimo húmus para si onde quer que o abacate esteja,
Ele
receita e foto: cooking classy