Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Casal Mistério

Casal Mistério

deve guardar a manteiga no frigorífico?

21.05.19

Se fosse a minha querida Mulher Mistério a dar-lhe a resposta, dizia logo: não guarde dentro nem fora? Não guarde manteiga. A sua obsessão pela dieta levou-a a perseguir a manteiga tal como o Lucky Luke persegue os irmãos Dalton.

No entanto, eu não desisto. Adoro manteiga. Saborosa, salgada, cremosa, especialmente a derreter por cima de uma torrada quentinha e estaladiça, logo de manhã. E gosto de espalhar a manteiga tranquilamente, sem fazer buracos no pão ao tentar barrar aqueles blocos de pedra gelados que saem de dentro do frigorífico. 

Por isso, tenho de saber: preciso mesmo de guardar a manteiga no frigorífico para ela não se estragar ou posso mantê-la cá fora, macia e cremosa?

food-3179853_960_720.jpg

 

A resposta é dada pelo jornal Huffington Post num artigo especial dedicado ao tema (haja quem aborde os assuntos realmente importantes para a Humanidade): a manteiga pode ser guardada fora do frigorífico, sem risco de se estragar, desde que:

  • A sua cozinha se mantenha a uma temperatura abaixo dos 21 ºC
  • Não guarda a manteiga durante mais de duas semanas (e sempre num recipiente fechado e opaco)

As justificações são claras e confirmadas pela Food and Drug Administration e por um investigador da Universidade da Califórnia: apesar de ser feita à base de natas (que têm sempre de ser conservadas no frigorífico depois de abertas), a manteiga tem cerca de 80 por cento de gordura, o que ajuda à sua conservação. Além disso, contém muito pouca água, o que evita a proliferação de bactérias.

butter-1957621_960_720 (1).jpg

O que pode estragar a manteiga é o calor excessivo (por isso é que deve evitar temperaturas acima dos 21 ºC ou que derretam a manteiga de forma a alterar a sua forma) e a exposição ao ar e à luz solar (por isso é que a deve guardar numa manteigueira opaca). Se tiver estes cuidados, a sua manteiga dura tranquilamente duas semanas sem se estragar e sem ficar com aquele sabor rançoso insuportável. Mal vir que a manteiga começa a ficar rançosa, o melhor é deitá-la fora.

Agora vou ali comer uma torradinha enquanto a minha querida Mulher Mistério não dá por isso.

 

Uma óptima manteiga para si onde quer que o frigorífico esteja,

Ele

 

fotos: pixabay

9 comentários

Comentar post