É a receita mais esperada pelos Mini-Misteriosos: um hambúrguer livre de qualquer protesto da minha querida e estimada Mulher Mistério. Afinal, hambúrguer, molho, pão e “batatas” fritas (ok, não são bem batatas, mas é quase), todos somados, não ultrapassam as 320 calorias.
A chave deste sucesso foi-nos dada pela nutricionista Ana Patrícia Pinto que, ao longo desta semana, preparou 5 fantásticos e surpreendentes jantares light para este confinamento. Cada uma das receitas tem menos de 320 calorias. Começámos, na segunda-feira, com uns noodles de courgette com cogumelos e ovo, passámos na terça para umas almôndegas de frango sem farinha e fizemos ontem uns douradinhos light no forno, com puré de brócolos. Hoje é dia de hambúrguer, num pão sem hidratos, acompanhado por umas “batatas” fritas (que na verdade são de cenoura) e um delicioso molho de iogurte e alho.
Ingredientes
Para o pão (8 doses)
- 3 ovos – 429 kcal
- 2 colheres de sopa de queijo cottage – 25 kcal
- 1/2 colher de café de bicarbonato de sódio
- Sementes de sésamo q.b.
Para o hambúrguer (1 dose)
- 100 g de carne de vaca picada – 142 kcal
- Pimenta
- Orégãos
- Cominhos
- 1 dente de alho
- 1/2 tomate pequeno – 3,8 kcal
- 2 folhas de alface – 1 kcal
Molho de alho (5 doses)
- 1 iogurte natural magro – 52 kcal
- Sumo de um limão pequeno
- 1 dente de alho picado
- Cebolinho e coentros
Para “batatas” fritas de cenoura (1 dose)
- 1 cenoura média – 19 kcal
- 1 colher de sobremesa de azeite – 27 kcal
- Tomilho q.b.
TOTAL de calorias: 316,7 kcal por pessoa
Para o pão light, bata as claras com o bicarbonato de sódio, até ficarem em castelo.
Retire a pele das gemas e misture-as numa tigela com o queijo até ficar cremoso. Envolva as gemas nas claras, mexendo delicadamente com uma espátula.
Forme oito discos com esta massa e coloque-os em cima de um tabuleiro, forrado com papel vegetal. Espalhe meia dúzia de sementes de sésamo em 4 desses discos – estes ficarão no topo dos Big Burgers.
Leve ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante 15 minutos. Quando os pães estiverem dourados, retire-os com uma espátula.
Enquanto isso, faça o hambúrguer. Peça no talho para lhe guardar a carne já em formato de hambúrguer e pique os temperos. Espalhe por cima da carne e grelhe-a na chapa até ficar ao seu gosto.
Para o molho, só precisa de bater todos os ingredientes com a varinha mágica e temperar com flor de sal e pimenta preta moída no momento.
Finalmente, acompanhe com umas “batatas” fritas de cenoura. Descasque e corte as cenouras em palitos e envolva-os em azeite, tomilho e sal. Leve a uma fritadeira de ar quente ou ao forno, por 20 minutos, a 180º C. Vá virando os palitos para tostarem de forma uniforme.
Para servir, recheie o pão com o hambúrguer, a alface e o tomate. Espalhe uma fina camada do molho de iogurte pelo pão do topo e use o resto para molhar os palitos de cenoura.
Para amanhã, temos um jantar especial. Mas é surpresa.
Um óptimo hambúrguer para si onde quer que a dieta esteja,
Ele
receita: nutricionista ana patrícia pinto; fotos: bárbara tomaz foodstyling para casal mistério