Há doces e compotas e depois há o doce de castanha. Já provei uma variedade imensa de doces mas nunca até hoje consegui comer um doce que se equipare ao doce de castanha feito em casa da minha avó. Era pura e simplesmente divinal. E o dia cinzento de hoje fez-me recuar a esses dias de inverno da minha infância. Que saudades daquele doce! Mas como não sou de nostalgias e melancolias, resolvi reunir a nossa equipa de futsal na cozinha e decidimos tentar fazer doce de castanha. Como infelizmente a minha avó nunca partilhou a receita dela com ninguém (desconfio que não era ela que fazia mas ficava com os louros) inspirei-me nesta incrível receita do blog tangerine zest.
Vai precisar de castanhas (a sério?), açúcar, açúcar mascavado, água e uma vagem de baunilha. Para saber as quantidades certas para meio quilo de castanhas, espreite aqui a receita original.
Mergulhe as castanhas em água corrente durante cerca de dez minutos. Deite fora as que boiam. Faça um corte na casca de cada uma e coloque-as numa panela com água a ferver durante 20 minutos. Reitre-as da panela e descasque as castanhas sem se queimar. Tire também a pele que costuma estar colada ao coração da castanha, sobretudo na zona das nervuras. Quando estiverem todas totalmente descascadas, coloque-as num tacho com o açúcar, o açúcar mascavado, 125 cl de água e a as sementes de baunilha. Aqueça em lume médio durante 15 minutos. Mexa bem os ingredientes e volte a levar ao lume durante mais 5 minutos até o creme ficar com uma consistência macia e suave. Coloque o doce num fraco esterilizado. Agora é só esperar que arrefeça, de colher na mão!
Um resto de um ótimo domingo,
Ela
receita e foto: tangerine zest
E nem dá grande trabalho.
Feito. É bom mas, na minha opinião, a quantidade de açucar deve ser menor. Com a quantidade da receita original fica demasiado doce.
Vou experimentar fazer! Garantidamente!
Bom dia, fiz esta receita para concorrer a um concurso de doces e compotas de castanha e ganhei o 1º prémio 🙂
Obrigada
Que espetáculo!!!
Muitos parabéns!
Adorávamos ver as fotos de como ficou
Um beijinho,
Ela