Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

donuts de chocolate com menos de 100 calorias

Depois de ontem ter visto, no cinema, o Dick Cheney a lambuzar os dedos a seguir a cilindrar três donuts de rajada, durante uma reunião na Casa Branca, deu-me uma vontade incontrolável de fazer esta delícia cá em casa. Não é que os dedos sapudos do Dick Cheney me abram o apetite, mas os donuts sempre foram um mistério para mim: se são tão simples de cozinhar, por que raio é que não podem ser feitos em versão saudável?

Não podem?! É claro que podem! E devem! Felizmente, antes que a minha querida Mulher Mistério começasse a esbracejar porque ontem já tinha bebido um copo de vinho e não podia fazer mais disparates (mas deu 10.983 passos ao longo do dia para compensar – estou assustado, a mulher está outra!), apresentei-lhe os números em minha defesa: 88 calorias por donut sem cobertura de açúcar, 98 calorias por donut com cobertura de açúcar. 

Eu sei que parece mentira, mas é verdade. Tudo o que tem de fazer é seguir esta incrível e facílima receita do fabuloso blog Hapiness is Homemade.

De ingredientes, vai precisar de farinha de trigo integral, açúcar de coco, açúcar mascavado, cacau em pó sem adoçante, fermento, bicarbonato de sódio, sal, ovos, extracto de baunilha, iogurte grego natural, doce de maçã sem açúcar, courgette ralada (a ideia é que as raspas de courgette fiquem pequenas para não se notarem muito na massa) e pepitas de chocolate. Para saber as quantidades certas de cada ingrediente, veja a receita original aqui.

Healthy-Double-Chocolate-Zucchini-Donuts.jpg

 

O primeiro passo é encontrar uma forma para 12 donuts. É mais ou menos a quantidade que vai conseguir fazer com esta receita. Pincele depois a forma com spray de cozinha e deixe-a de lado.

Esprema ligeiramente a courgette ralada, entre duas folhas de papel de cozinha, para libertar o excesso de água. E já tem os prepararivos terminados.

Misture, numa taça média, a farinha integral com o cacau em pó, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal. Noutra taça maior, bata os ovos durante pouco tempo enquanto vai acrescentando os dois açúcares, o iogurte grego, as raspas de courgette, o doce de maçã e o extracto de baunilha. Junte os ingredientes secos a esta mistura e mexa bem até criar uma massa.

Divida a massa pelas 12 formas de donuts e termine com as pepitas de chocolate espalhadas por cima. Leve ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante cerca de dez minutos, até que um palito espetado na massa saia seco.

Deixe os donuts arrefecerem antes de os comer. Se quiser, pode espalhar glacé por cima. Só precisa de juntar 130 g de açúcar de confeiteiro com uma colher de sopa de leite, cobrir os donuts e deixar o glacé secar. Mas, não se esqueça: sempre são mais 10 calorias por donut.

 

Uns óptimos donuts para si onde quer que o Dick Cheney esteja,

Ele

 

receita e foto: happiness is homemade