Lembra-se das casas mais extraordinárias de Portugal eleitas pela BBC de que falámos aqui? A série The World’s Most Extraordinary Homes, transmitida no Netflix, abre as portas de algumas das mais fabulosas casas do mundo. Depois da incrível Wall House, em Cascais, o programa vai mostrar a Dune House, construída num pinhal, rodeado de areia por todos os lados, perto de Grândola.
Dune House
Projeto: Pereira Miguel Arquitetos
Fotografias: Fernando Guerra
Para fazer este projeto do arquiteto Luís Pereira Miguel, foram escavadas 120 toneladas de areia para criar duas magníficas dunas artificiais que caem sobre a casa. Parece que um golpe de vento gigante transportou estas dunas diretamente das praias da costa alentejana através do pinhal até aqui. Só que, quando começa a andar, chega ao topo das dunas, olha para baixo e vê o deck em madeira e a piscina. Só aí é que vai perceber que está no topo da casa.
Escondida por baixo de toneladas de areia, esta obra em betão e madeira tem 400 m2 e foi construída em 2008 sobre um antigo caminho o qual foi depois reposto por cima da casa. Oficialmente chama-se Casa do Monte, mas ficou conhecida na região pela Casa da Duna. A ideia dos arquitetos, quando conceberam este projeto, era atenuar os limites entre a casa e a Natureza. De facto, a moradia encaixa-se na perfeição na paisagem, de tal forma que a partir de determinados ângulos, parece que ela nem existe.
Com um formato de cruz ligeiramente excêntrico, a Casa da Duna parece que tem quatro braços por onde se dividem quatro zonas com funções distintas. As paredes em betão são quebradas por gigantescas janelas por onde entra uma luz imensa. Apesar da casa parecer uma cave soterrada por baixo das dunas, o que transmite uma sensação de segurança e de proteção, consegue ter tanta luz que, no verão, os proprietários têm de fechar as portadas em madeira para não deixarem entrar o intenso calor alentejano.
No interior, a sala e sala de jantar, separadas por uma lareira ao centro, abrem-se para a zona da piscina. A decoração é minimalista, onde se destacam as madeiras e o cimento afagado. Aliás, os materiais naturais imperam nesta casa cujo projeto teve por base a sustentabilidade e preocupações ambientais. O insólito telhado com o formato de uma onda ou de uma duna (depende da sua imaginação) também pode ser usado como terraço, com vista para o pinhal e para dois pátios interiores.
A Casa da Duna recebeu um prémio de arquitetura logo em 2008, o ano em que foi construída, e poderia ser perfeitamente a nossa casa de férias. Mas infelizmente não é. Quem sabe, um dia, não é, meu querido Marido Mistério? Não é o sonho que comanda a vida?
Um ótimo fim-de-semana,
Ela
projeto: pereira miguel arquitetos e fotos: fernando guerra