Estou em choque! Estou em profunda agitação interior. Há umas horas que não consigo fechar a boca. Pelo menos, desde que soube da notícia mais animadora dos últimos meses: a Leitaria da Quinta do Paço vai abrir uma loja em Lisboa, na Avenida João XXI.
Só para contextualizar esta bomba atómica que vai destruir a dieta de muito boa gente: estamos a falar dos melhores éclairs que pode imaginar, feitos com um divinal chantilly preparado artesanalmente na fábrica da pastelaria, no Porto. Feita a contextualização, vamos aos detalhes. A New in Town anunciou hoje de manhã a notícia que até era capaz de pôr Cavaco Silva a sorrir: a famosa pastelaria do Porto vai abrir uma loja em Lisboa durante o mês de Julho. Segundo o site, o espaço vai ficar no número 53 da Avenida João XXI, terá capacidade para 30 pessoas e contará com uma fábrica no interior, onde serão preparados todos os dias os divinais éclairs e o mais divinal ainda chantilly.
Só para abrir o apetite, devo dizer que sou profundamente viciado no éclair de frutos vermelhos, no de chocolate e no de maçã, nozes e canela que é qualquer coisa de extraterrestre: a massa é finíssima e muito pouco doce, dura (quase estaladiça) por fora e suave (quase uma nuvem) por dentro.
E depois há o chantilly…
Se quiser conhecer melhor esta maravilha, veja aqui o post que publicámos.
Leia ainda:
- Estes éclairs merecem uma estrela Michelin e estão muito perto de si
- Um texto que não deve ser lido em circunstância alguma
- Um brunch no Tease, o caminho para a perdição
Um óptimo éclair para si onde quer que esteja,
Ele
fotos: leitaria da quinta do paço
Não quero ser má língua mas os melhores éclairs já existem em Lisboa e são da L’éclair!
Ainda bem que Vcê. existe, porque com tanta receita de iogurte e chia e ginásio à mistura, até já estou mais magra. Eu adoro os éclaires da Pastelaria Diva, em Águeda, porque são recheados com doce de ovos moles em vez do habitual creme de pasteleiro. O mesmo bolo com recheio de chantilly, chama-se tíbia e é preciso comê-los em Braga. Em Julho lá estarei, na Av. João XXI, que já foi das zonas mais giras de Lisboa e agora está irreconhecível e triste, para provar essa especialidade de maçã, nozes e canela, que também me pareceu muito bem. Obrigada!!
Concordo!
Concordo. Os melhores éclaires já estão em Lisboa há 2 anos no L’éclair na Av. Duque de Ávila
Para mim não dispenso os da Pastelaria Garrett no Estoril. O duchaise é de cair para o lado e em mais nenhum lado comi um chantilly tão bom. Claro que gostos não se discutem.