e esta tarte de crème brulée para o natal? sim ou sim?

    Não vale a pena tentar fugir porque não vai conseguir. Até à noite da Consoada, temos muita pena mas vamos encher o seu ecrã de bolos, sobremesas e doces para o Natal. É a vida, e o que tem de ser tem muita força, por isso, vamos todos esconder as nossas balanças até ao próximo ano e vamos enfiar-nos na cozinha a fazer receitas, como esta tarte de crème brulée, para o Natal. Ainda por cima, esta receita da Donna Hay é muito mais fácil do que parece.

    Para começar, precisamos dos seguintes ingredientes: leite, natas, dois ovos, duas gemas, açúcar e açúcar mascavado. Depois, precisamos de farinha, açúcar de confeiteiro, manteiga sem sal, duas gemas de ovo e uma colher de sopa de água gelada para a base.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 a 8 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, comece por fazer a base: para isso, coloque a farinha, o açúcar e a manteiga no liquidificador e triture até que a mistura se assemelhe a migalhas fininhas. Enquanto o liquidificador estiver em funcionamento, adicione as gemas de ovo e a água gelada e triture até obter a consistência de uma massa.

    Nessa altura, retire a massa do liquidificador e estenda entre duas folhas de papel vegetal até obter um círculo com 4 mm de espessura. A seguir, guarde base no frigorífico durante 1 hora.

    Entretanto, pré-aqueça o forno a 180°C e encaixe a base numa forma de tarte de 22 cm, aparando qualquer excesso. Depois, pique a base com um garfo. A seguir, cubra-a com papel vegetal e encha com feijões, arroz ou pesos de pastelaria.

    Leve ao forno durante 10 minutos, retire os pesos e o papel e leve novamente ao forno durante mais 10 minutos ou até dourar.

    Entretanto, faça o recheio: aqueça o leite e as natas numa panela em lume médio-brando até ficarem mornos, mas não a ferver.

    Depois, coloque os ovos, as gemas, o açúcar refinado e o açúcar mascavado numa taça e misture. Entretanto, retire a mistura das natas e do leite do lume. Despeje lentamente o creme morno sobre a mistura dos ovos, mexendo continuamente para combinar.

    Enquanto isso, reduza a temperatura do forno para 160°C.

    A seguir, despeje o recheio por cima da base da tarte e leve ao forno durante 30 a 35 minutos. Deixe arrefecer durante 15 minutos e depois coloque no frigorífico durante 1 hora ou até ficar frio.

    Antes de servir, polvilhe o topo com açúcar refinado extra.

    Finalmente, caramelize o açúcar com um maçarico de cozinha até ficar dourado.

    Corte em fatias e sirva!

     

    Feliz Natal,

    Ela

     

    receita e foto: donna hay

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *