Há quem vibre com a Liga de Futebol, há quem vibre com a noite dos Óscares, eu vibro com a eleição dos Melhores Gins do Mundo. E hoje foi eleito o melhor gin de 2016. Por isso, estou aqui, de smoking nos ombros e copo na mão, para brindar ao magnífico Martin Miller’s Westbourne Strength. É uma espécie de Ronaldo da Martins Miller’s e ganhou a gigantesca prova cega deste ano, organizada pelo The Drinks Report, o mais prestigiado site para profissionais de bebidas.
Antes de abrirmos a garrafa e começarmos a servir, deixe-me só dizer-lhe que esta votação se divide em três etapas ao longo das quais um gigantesco painel de jornalistas, bartenders, donos das principais destilarias e especialistas internacionais avaliam cada gin sempre com os olhos vendados. E este ano escolheram este Westbourne Strength que, além de ser destilado naqueles que são considerados os Rolls Royce dos alambiques, ainda é levado até à Islândia onde lhe é acrescentada água extraída dos glaciares e que é conhecida como a água mais pura do mundo.
Mas, para não me tornar no José Hermano Saraiva dos copos, o melhor é seguir em frente e dar três receitas diferentes para servir este gin deslumbrante.
Com Maçã Granny Smith
Comece por gelar o copo com gelo de água mineral. Depois, coloque uma fatia fininha de maçã Granny Smith e três bagas de zimbro ligeiramente apertadas com os dedos. Deite 5 cl de gin e 20 cl de água tónica e já está.
Com Maçã e Canela
Gele o copo com pedras de gelo grandes rodando o gelo à volta. Deixe escorrer a água que derreteu. Deite o gin lentamente a uma distância razoável do copo enquanto conta 1001, 1002, 1003 (não se distraia a contar senão acaba de beber este gin como o Mel Gibson acaba todas as noites). Corte uma fatia de maçã verde e divida-a em palitos da grossura de batatas fritas. Coloque os palitos no copo com um pau de canela e espere uns segundos para que os aromas sejam absorvidos pelo gin. Deite uma garrafa de água tónica através das costas de uma colher e sirva.
Com Lima ou Toranja
Gele o copo com pedras de gelo grandes (isto começa a tornar-se ligeiramente repetitivo), rode e escorra a água derretida. Coloque uma casca de lima ou de toranja. Sirva 5 cl de gin e 20 cl de água tónica. E está pronto para beber.
Agora acabou-se a conversa que vou tratar do meu gin tónico de fim de tarde.
Leia ainda:
- Quer ganhar uma degustação de gins em casa, para 8 pessoas?
- 4 maneiras ideais de servir o melhor gin do mundo de 2015
- 3 receitas para saborear o melhor gin do mundo de 2014
Um óptimo gin para si onde quer que o Martin Miller’s esteja,
Ele
Martin Miller’s Westbourne Strength
45,2% de teor alcoólico
Aromas de zimbro, laranja, pepino, canela e outros
Preço: cerca de €45