e se fôssemos namorar para o deserto, meu querido robert redford mistério?

    Vou ser sincera. Nunca entrei num parque de campismo. Só a ideia deixa-me desconfiada. Todo o conceito. Tendas, roulottes, sacos-cama, casa de banho improvisadas e partilhadas, o cheiro da sardinha do vizinho. Não. Não me convencem. Não me interpretem mal. Admiro quem se aventura, mas eu sou muito comodista. Agora, há acampamentos e acampamentos. E para este, ia já amanhã…

    Chama-se Scarabeo Camp e é o sonho tornado realidade do casal belga Florence e Vincent. Ela é designer gráfica, ele é fotógrafo. Em comum, têm o bom gosto, a paixão por viagens e sobretudo, por Marrocos, onde se estabeleceram. Começaram por abrir um riade na medina de Marraquexe, depois criaram o projeto Scarabeo Camp: um maravilhoso bivouac instalado em pleno deserto, com as montanhas do Atlas como pano de fundo. Simples e de um luxo irrepreensível.

     

    Quem é que nunca sonhou vestir a pele de Meryl Streep e viver um romance impossível com Robert Redford como no maravilhoso Out of Africa? Aqui é possível. Basta fechar os olhos e fingir que o seu marido é o Robert Redford. (Vá lá: a imaginação tem muita força! Eu, claro, não preciso de fechar os olhos porque o meu querido Marido Mistério é mais bonito do que o Robert Redford…) Estou a falar de fogueiras sob o imenso céu estrelado do deserto à noite e o cheiro do pão acabadinho de fazer logo de manhã. Com este cenário não é difícil imaginar o Robert Redford ao nosso lado (versão Out of Africa, claro, que agora, já está entradote).

    As tendas brancas são espaçosas, confortáveis e decoradas com um extremo bom gosto. Simples e elegantes, recorrendo a materiais naturais, esteiras africanas e tapetes berberes, têm peças únicas e obras de arte locais, a recordar os tempos das primeiras expedições. Os tons claros, sobretudo o branco e o bege, fundem-se com a paisagem árida envolvente. E depois os pormenores e o bom gosto fazem o resto: cadeiras de cabedal, almofadas e poufs de tons neutros, lanternas marroquinas e muitos outros detalhes deliciosos.

    Situado a mais de 40 quilómetros de Marraquexe, no deserto de Agafay, o campo Scarabeo tem ainda outra particularidade: desloca-se consoante as estações do ano e as temperaturas. No inverno, as tendas são armadas no coração do deserto para aproveitar bem o sol até ao anoitecer. Quando o calor começa a dar o ar de sua graça, as tendas mudam de lugar e “andam” alguns quilómetros, para um lugar mais fresco, à sombra de eucaliptos. É quase um regresso ao passado, à época de ouro dos grandes exploradores. Uma viagem até às coisas boas e simples da vida mas com todo o conforto da era moderna.

    O acampamento reabre depois do verão, a 15 de setembro, porque na época de calor torna-se insuportável, mas é bom começar já a tratar das reservas. É só um fim de semana! A partir de 201 euros por noite, com meia-pensão. Também não é assim uma fortuna incomportável, não é meu querido Robert Redford? 

    Além disto tudo, há um outro argumento imbatível para o convencer: as maravilhosas tagines (aquela ótima combinação de carne, molho delicioso e sempre um bocadinho de pão a acompanhar) para começar a tarde; o fantástico cuscuz para o jantar (Ele já faz em casa, é bom, mas não tem nada a ver com o cuscuz comido à mão de Marrocos). E, finalmente, enquanto olhamos para o céu carregado de estrelas do deserto, podemos deliciar-nos com um quentíssimo chá de menta servido a vários centímetros de distância da chávena – ou do copo, como é servido lá. Poupo-o à B’ssara, aquela sopa de feijão que eles comem ao pequeno-almoço, porque sei que o meu Robert Redford Mistério não dispensa as suas suaves torradinhas de manhã. Sopa, para Ele, só depois das duas da tarde – e quando estão menos de 10 graus na rua.

     

    Boa viagem para nós,

    Ela

     

    fotos: Sven Laurent; Mireille Robbaert; Facebook Scarabeo Camp

     

    9 comentários em “e se fôssemos namorar para o deserto, meu querido robert redford mistério?

    1. Infelizmente, nem todos os parques de campismo remetem para o Scarabeo Camp. Nem sequer para o modesto Tsavo East Buffallo Camp, que é a única coisa que frequentei que, muito remotamente, se pode aproximar ao atrás referido.

      Portugal tem muitos parques de campismo. Com muitas estrelas, poucas estrelas e ainda sem qualquer qualificação de corpo celeste possível. Existem ainda os meses certos para abordagem a parques de campismo, que são Junho e até à primeira semana de Julho, e o mês de Setembro.
      Há que fugir dos parques populosos e populares. Em especial se o cartão de visita é composto por caravana e avançados que se colaram ao chão há 20 anos e nunca mais de lá saíram-

      Depois, é pesquisar, espreitar, cheirar, e descobrir os outros parques, quase sem ninguém, na paz e sossego, muitos localizados no fim do mundo, e que podem ser um desafogo monetário para férias familiares. Dá trabalho procurar, mas existem. Às vezes, é preciso agarrar na trablha ao fim da primeira noite e dizer, vou-me embora, devolva-me o dinheiro, isto é uma porcaria. Outras vezes passam-se 7 anos, e continuamos a voltar todos os anos…

    2. Excelente, Ela.
      Um Casal Mistério com muito humor.
      Adorava o RR as como agora está um pouco cota, esqueço-me dele.
      Adorei isto: “Basta fechar os olhos e fingir que o seu marido é o Robert Redford. (Vá lá: a imaginação tem muita força).
      Bom, apesar de ser um lindo lugar, luxuoso e romântico (e eu sou tão romântica) não sei se iria.
      Vamos que um daqueles ventos , o siroco, ou outro qualquer leva tudo pelo ar?

    3. E se aparecerem lá aquelas “tribos” todas armadilhadas até sei lá onde em jeeps todos xpto? prefiro outro tipo de paisagens…lembrei-me do poema Liberdade de Fernando Pessoa que diz grande é o sol que peca
      Só quando, em vez de criar, seca.

    4. Olá! Encontrei por acaso seu blog fazendo uma pesquisa sobre os acampamentos no deserto do saara em Marrakech. Estou pretendendo viajar ao Marrocos em meados de Abril/15 e além de ficar na medina em Marrakech por três ou quatro dias, gostaria de ficar em um camp por mais dois dias. O fato de dividir as tendas com estranhos nos acampamentos comuns que estão disponíveis na maior parte dos sites não me agradou muito então foi aí que acabei por encontrar no seu blog um artigo sobre Scarabeo Camp. Me apaixonei de imediato, mas não encontro sites sobre esse camp com facilidade na net, a maioria dos sites estão em outra língua e oferece pouca informação. Gostaria de saber se é possível que vcs me enviassem informações sobre este camp, como alugar, preço, como chegar ao local, se é possível ir direto do aeroporto(ou ir direto para) com todas as malas, média de preço, se é necessário alugar um veículo para chegar ao local ou se o camp oferece um transporte…. esse tipo de coisa… Parabéns pelo blog e obrigada!

    5. MaroccoEscursioni.com é uma empresa especializando-se em todos os tipos de passeios e viagens a Marrocos. Queremos encontrar nele qualquer informação e tudo que você precisa para viajar de forma independente ou como passeios organizados para a viagem para Marrocos.

      MaroccoEscursioni.com Nós organizamos grandes expedições por Marrocos com excursões interessantes para o deserto. oferece Private Tours em Marrocos. passeios privados de Marrakech, Casablanca e Fez. Montanhas do Atlas e Vale Ourika, Montanhas do Atlas e Ait Benhaddou Kasbahs para Essaouira, cidade azul do litoral e finalmente a bela Ouzoud Cascades.

      MaroccoEscursioni.com oferece suas férias de sonho. Forma de aventura no sul profundo do país, e descobrir uma outra cultura.

      Organizamos passeios de camelo pelo deserto do Sahara Há algo maior para fortalecer a alma para passar alguns dias no deserto? Nós e muitos clientes e amigos que estamos dizendo não. Sua magia, seu silêncio, o nascer do sol, pôr do sol, o céu estrelado são, certamente, momentos inesquecíveis para desfrutar de pelo menos uma vez na vida. Nós cuidamos de nossos clientes a tomar esse presente para os sentidos com os quais não estamos certeza vai decepcionar a qualquer momento.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *