Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casal Mistério

Casal Mistério

e se para este natal, fizesse um crème brulée de… chocolate?

16.12.20

Pois é, esta receita do blog Country Cleaver é épica. Já imaginou se uma mousse de chocolate e um crème brulée se casassem e tivessem um filho? Nascia esta esta maravilha, esta tentação que vai deixar a sua família de queixo caído este Natal. Ainda por cima o nome é chique, tem tudo para arrasar!

Só precisa de ter em casa natas, 6 gemas de ovo, açúcar, cacau em pó, chocolate semi-amargo picado, extrato de baunilha e açúcar mascavado.

Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 6 pessoas, espreite aqui a receita original.

Double-Chocolate-Creme-Brulee-2.jpg

 

Comece por colocar a prateleira que vai usar no último terço do forno e pré-aqueça-o a 150º C.

Encha uma panela pequena com água e deixe-a ferver.

Junte as natas e o açúcar noutra panela e aqueça-as em lume médio, mexendo de vez em quando, até ferverem ligeiramente.

Enquanto isso, abra os ovos e separe as claras das gemas. Reserve as claras para fazer uma omelete super light (garanto-lhe que vai precisar depois do Natal) e bata bem as gemas numa taça média até ficarem leves e com espuma.

Quando as natas começarem a ferver, desligue o lume e retire a panela do fogão. Adicione o extrato de baunilha, o chocolate picado e o cacau em pó. Mexa bem até o chocolate derreter completamente. Volte a colocar ao lume se alguns pedaços não derreterem totalmente.

Junte lentamente 1/3 da mistura das natas com o chocolate às gemas enquanto vai mexendo sempre. Repita o processo até ter envolvido toda a mistura das natas com o chocolate nas gemas.

Divida a mistura pelos ramequins e coloque-os num tabuleiro com a água a ferver que preparou no início. Assegure-se que a água fica a cerca de 2/3 da altura dos remaquins.

Leve ao forno durante 25 a 30 minutos.

Retire os ramequins do forno e deixe-os arrefecer durante pelo menos uma hora.

Tape-os com película aderente e coloque os ramequins no frigorífico durante pelo menos 3 horas.

Antes de caramelizar o topo, limpe com uma folha de papel de cozinha algumas bolhas de condensação que possam surgir. Espalhe uma fina camada de açúcar mascavado por cima.

Caramelize o topo com um maçarico até o açúcar derreter e começar a ficar crocante e com um tom de caramelo. Sirva logo.

 

Feliz Natal,

Ela

 

receita e foto: country cleaver