Eu não sei o que é que se passa consigo, mas comigo é muito simples: segunda-feira é aquele dia em que acordo deprimido, chego ao trabalho deprimido, almoço deprimido (o que no meu caso é uma raridade), saio do trabalho deprimido, chego a casa deprimido e deito-me… animadíssimo.
Estavam a torcer para que eu tivesse mais um momento deprimido ao fim da noite, não é, seus sádicos?! Pois não tenho. A depressão de segunda-feira acaba no preciso instante em que chego à cozinha, à noite, e tenho uma receita fácil, rápida e deliciosa para fazer. (Se calhar também ajuda o facto de, à hora do jantar, a segunda-feira estar quase, quase a acabar, mas enfim…)
E é por isso que hoje já deixei à minha espera estas duas fantásticas criações do mundo da simplicidade: receitas de massas com as quais só suja uma panela. É das coisas mais fáceis do mundo: coloca todos os ingredientes dentro de uma panela, liga o lume e já está. Veja lá se não é verdade.
Coloque numa panela 450 g de linguine seco, 400 g de tomate cortado aos cubos, 3 dentes de alho picados, 2 raminhos de manjericão, 1/2 colher de chá de pimenta vermelha moída, 1/2 colher de chá de orégãos, 1 colher de sopa de cebolinho picado, 2 colheres de sopa de azeite, 2 chávenas de caldo de legumes (eu costumo fazer com antecedência e congelar) e 2,5 chávenas de água. Ligue o lume no máximo até levantar fervura. Reduza a chama para o mínimo e deixe cozer em lume brando durante cerca de 9 minutos ou até a massa estar al dente. Vá mexendo de vez em quando. Quando estiver pronta, desligue o lume e deixe a pasta assentar com os sucos durante uns minutos. Tempere com sal e pimenta e coloque umas folhas de manjericão e um pouco de queijo feta desfeito por cima antes de servir (com mozzarella também fica óptimo). É ou não é um excelente jantar para levantar o baixo astral de início de semana? Sabe quantas panelas é que ficam para lavar? UMA! A receita e a foto são do blog A Beautiful Mess.
Fettuccine com Molho de Espumante e Azeite de Trufas
Primeira pergunta: tem em casa uma panela que possa ir ao forno? Se não tem, também não é grave, mas vai precisar de sujar uma panela e um pirex e aí lá se vai o nosso título do “Massas Para Fazer só numa Panela”. Seja como for, aqui vai a receita. Coloque num tacho 4 colheres de sopa de manteiga, 2 dentes de alho picados e 4 folhas de sálvia picada. Deixe cozinhar em lume médio, durante cerca de 3 minutos, até a sálvia começar a ficar estaladiça. Junte 2 chávenas de natas (ou 1 de natas e 1 de leite se quiser uma solução mais saudável) e 120 g de queijo creme e deixe ferver durante cerca de 5 minutos, enquanto mexe, até ficar com um creme aveludado. Acrescente 1,5 chávenas de champanhe, meia chávena de queijo gorgonzola ralado e uma pitada (já pareço o Chef Silva) de pimenta moída e de noz moscada também moída. Mexa bem até o queijo estar completamente derretido. Coloque 1 chávena de água, mexa mais uma vez e, quando levantar fervura, ponha lá dentro 450 g de fettuccine e tape a panela.
Assim que a massa tiver começado a amolecer, coloque o tacho destapado no forno a 180º C e deixe cozinhar durante 20 minutos. Se a panela não puder ir ao forno, passe para um pirex. No final, mexa e sirva com salsa fresca, pimenta preta e essa maravilha verdadeiramente mágica que é o azeite de trufas. A receita e a foto são do Half Baked Harvest.
Agora fuja para casa que é preciso acabar rapidamente com esta segunda-feira.
Um bom jantar para si onde quer que esteja,
Ele
Apesar de o segundo ter um aspecto mais atraente , também mais elaborado, o primeiro é mais simples.
Obrigada e espero que logo à noite…”e deito-me… animadíssimo.”