é um gelado, mas também é um bolo: tarte de lima e leite condensado

    No fundo, é uma tarte que também é um gelado. E porquê? Porque, depois de preparar esta tarte num instante, vai colocá-la no congelador até ao dia de servir. Seja isso quando for. Assim, tem sempre uma sobremesa pronta em casa. Além disso, é uma sobremesa gelada, o que é perfeito para estes dias de calor. E então se lhe disser que essa sobremesa gelada é uma tarte de lima e leite condensado, entro num estado de loucura semelhante ao da Maria Vieira em dia de Facebook. Bem… fico louco, mas acho que não consigo chegar a tanto… Mesmo com muito esforço.

    A receita é da sempre fenomenal Olive Magazine e leva apenas oito ingredientes: bolachas digestive, manteiga derretida, três gemas de ovos, leite condensado, sumo e raspas de lima, sumo de limão, natas para bater e açúcar de confeiteiro. Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, então consulte a receita original aqui.

    Preparação

    Em primeiro lugar, parta as bolachas e triture-as num liquidificador. Assim que estiverem em crumble, envolva-as na manteiga derretida até ficar um crumble húmido. Espalhe logo depois pelo fundo e pelos lados de uma tarteira de 20 cm com o fundo amovível. Leve finalmente ao forno, pré-aquecido a 160º C, durante 10 minutos e deixe arrefecer.

    Enquanto isso, bata as gemas numa taça até ficarem menos coloridas. Junte o leite condensado e bata durante mais quatro minutos. Adicione em seguida o sumo e as raspas de lima e o sumo de limão e bata mais cerca de três minutos até engrossar. Espalhe o creme por cima da base de bolacha e volte a colocar no forno durante cerca de 20 minutos. Deixe arrefecer e coloque no frigorífico para refrescar. Por fim, tape com película aderente e leve ao congelador até servir.

    Antes de servir, retire a tarte de lima do congelador para não ficar tão rija e leve-a à mesa com as natas batidas com o açúcar de confeiteiro. Eu sei que é mais açúcar, mas é delicioso. Se preferir algo menos doce, então batas as natas sem açúcar até ficarem com a mesma consistência do chantilly.

     

    Uma óptima tarte para si onde quer que a lima esteja,

    Ele

     

    receita e foto: olive magazine

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *