e um tiramisù de limão para animar o seu dia?

    Se é daquelas pessoas que ao domingo já está a pensar que amanhã já é segunda-feira outra vez, tenho aqui a solução para a sua neura. Apresento-lhe o improvável tiramisù de limão. Aliás, esta receita do blog The Recipe Critic é no fundo a clássica sobremesa italiana com um toque cítrico genial. Agora, imagine as camadas de creme de mascarpone intercaladas com um macio e delicoso lemon curd. Garanto-lhe uma coisa: não vai conseguir parar de comer.

    Para isso, precisa de ter em casa 5 ovos grandes, açúcar, sumo e raspas de limão, manteiga com sal e extrato de baunilha para o lemon curd. Depois, precisa de mais açúcar, sumo e raspas de limão, e água para o xarope de limão. Finalmente, precisa também de natas frias, açúcar, extrato de baunilha, raspas de limão, queijo mascarpone, palitos de la reine e rodelas de limão frescas ou cristalizadas.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 10 pessoas, espreite aqui a receita original.

     

    Preparação

    Comece por fazer o lemon curd

    Assim, bata os ovos e o açúcar numa panela média, durante cerca de um minuto, até obter uma mistura clara e brilhante. Depois, adicione o sumo e as raspas de limão e o sal. Entretanto, aqueça em lume médio-baixo, mexendo constantemente durante 3 a 4 minutos, até a mistura começar a engrossar ligeiramente.

    A seguir, adicione a manteiga, uma colher de sopa de cada vez, até estar completamente derretida. Continue a mexer durante 5 a 6 minutos, até engrossar o suficiente para cobrir as costas de uma colher. Nessa altura, adicione o extrato de baunilha.

    Depois, use uma espátula de silicone ou uma colher de pau para passar o lemon curd por um passador de malha fina para um recipiente.

    A seguir, coloque um pedaço de película aderente sobre o topo e pressione até tocar toda a superfície do curd. Isto evitará a formação de uma película na superfície enquanto arrefece.

    Finalmente, cubra com uma tampa hermética ou outra camada de película aderente bem apertada e arrefeça no frigorífico durante 2 horas ou até estar completamente frio.

    Faça agora o xarope de limão

    Misture todos os ingredientes do xarope de limão numa panela pequena e cozinhe em lume médio, durante cerca de 4 minutos, até a mistura ferver e todo o açúcar estar dissolvido. Retire do lume e deixe arrefecer completamente.

    Prepare o creme de mascarpone

    Antes de mais, bata as natas até ficarem macias. A seguir, adicione o açúcar lentamente e bata novamente até ficarem com a consistência de chantilly.

    Depois, combine o queijo mascarpone com 120 ml do lemon curd até obter uma mistura homogénea. A seguir, envolva as natas batidas, o extrato de baunilha e as raspas de limão até obter uma mistura suave.

    Entretanto, mergulhe rapidamente metade dos palitos la reine no xarope arrefecido até estarem totalmente cobertos e coloque-os no fundo de uma travessa grande. Se precisar de cortar os biscoitos para preencher espaços irregulares, corte-os cuidadosamente e preencha o fundo da travessa.

    A seguir, espalhe metade da mistura do creme de mascarpone sobre eles e alise.  Agora, cubra com cerca de 120 a 160 ml de lemon curd e alise.

    Depois, mergulhe no xarope de limão e coloque a outra metade dos palitos la reine sobre o lemon curd até estar totalmente coberto com os biscoitos. A seguir, espalhe o restante creme de mascarpone por cima e alise. Cubra com 120 a 160 ml de lemon curd e alise novamente. Pode sobrar um pouco de creme e de curd, dependendo do tamanho e da forma da sua travessa.

    Finalmente, deixe o tiramisù arrefecer no frigorífico durante pelo menos 2 horas antes de servir.

    Quando estiver pronto para servir, decore o tiramisù de limão com fatias de limão frescas ou cristalizadas e raminhos de folhas de hortelã, se desejar.

     

    Um ótimo domingo,

    Ela

     

    receita e foto: the recipe critic

    3 comentários em “e um tiramisù de limão para animar o seu dia?

    1. Que receita apetitosa! Só é pena que a receita não está disponivel no site do link… será que me poderia facultar as quantidades de cada ingrediente?
      Obrigada!!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *