Socorro! Sabem aqueles dias em que uma pessoa abre o frigorífico e o congelador e vê um vazio imenso? Depois corre para a despensa e depara-se com um deserto sem fim? Este é um desses dias… E agora? Vou respirar fundo. Calma, Ela, calma. Há luz ao fundo do túnel: encontrei uma embalagem de peito de frango. E molho de soja. E mel. E (ufa, safei o almoço!) esta receita incrível do pinch of yum, um blog que eu adoro. É fácil e precisa fundamentalmente de 3 ingredientes: frango, molho de soja e mel. Lucky me.
Ingredientes
Para 4 pessoas
- 450 g de peitos de frango limpos (sem pele nem osso)
- 3/4 de chávena de molho de soja
- 3/4 de chávena de mel
- 3/4 de chávena de água
- 4 dentes de alho esmagados
- coentros e lima para servir
- Molho Verde Mágico (um molho caseiro feito à base de abacate, alho, salsa e coentros, pistácios, lima e jalapeño: espreite a receita aqui)
Corte os peitos de frango em pedaços. Coloque-os num saco de plástico grande com fecho (daqueles de congelar, por exemplo) ou numa taça. Junte o molho de soja, o mel, a água e o alho noutra taça. Misture bem. Reserve cerca de 3/4 de chávena deste molho para pincelar o frango mais tarde. Despeje o resto do molho no saco de plástico ou na taça onde colocou o frango. Feche o saco ou tape a taça e deixe no frigorífico o máximo de tempo que conseguir (ainda bem que hoje acordei cedo!), sendo que tem de estar no frigorífico durante, pelo menos, 4 horas e, no máximo, durante a noite toda.
Pré-aqueça a grelha em lume médio-alto durante 5 a 10 minutos. Entretanto, escorra a marinada e coloque os pedaços de frango em pauzinhos de espetada (desde que o meu querido Marido Mistério comprou uma quantidade insana destes pauzinhos, verdade seja dita, que nunca mais faltaram nesta casa. Ah, e não se esqueça: se usar pauzinhos de madeira, ensope-os com água antes de os usar). Coloque as espetadas de frango na grelha quente, tape e deixe cozinhar durante 3 a 4 minutos. Pincele com o molho que guardou e vire as espetadas. Repita este processo até o frango ficar acastanhado ao seu gosto e bem passado. Sirva com coentros, lima e o molho verde mágico da pinch of yum, ou com qualquer outro molho que preferir ou tiver à mão. E para acompanhar? Uma salada, claro.
A luta continua: gorduras para a rua! Dieta sim, doces não!
(Eu sei, estou a ficar louca!)
Um ótimo sábado, light de preferência,
Ela
receita e foto: pinchofyum
Vocês deviam ter vergonha!
Então vocês andam a fazer reviews a restaurantes que não existem?? Mas que raio!!
Passo a explicar: a minha turma de produção e gestão de cozinha da escola de hotelaria e turismo criou diversos restaurantes na web (que não existem!) no âmbito de um projecto para uma disciplina. Um desses restaurantes tinha uma página no facebook e vocês tiveram o displante de postar um review que depois apagaram… Shame on u!
Olá!
Desde já os meus parabéns pelo blog!!! Adoro 😉
Apenas uma pergunta: Ao fim de 4h ou mais, uma vez que poderá ficar no congelador uma noite inteira (considerando +- 8h), não iremos encontrar tudo congelado?….
Obrigada!
Olá, Sofia
Antes de mais, deixe-nos agradecer o seu interesse no blog do Casal Mistério. No entanto, precisamos apenas de esclarecer um ponto: nós não fizemos qualquer “review” ao restaurante que refere. Nós escrevemos um post a dar conta de que tinha sido anunciada no Facebook a abertura de um novo restaurante de sushi liderado pelo “conceituado chef P. Morais”. Quando confirmámos, através de pessoas próximas do chef Paulo Morais, que a informação não era verdadeira, apagámos evidentemente o post para não induzir os leitores em erro.
Obrigado,
Casal Mistério
Olá, Carla
Muito obrigada pela sua pergunta que não podia ser mais pertinente! Erro meu, claro! Mea culpa. Eu queria dizer frigorífico e escrevi congelador. A ideia é deixar a marinar no frigorífico, e não, obviamente, no congelador. Ainda bem que leu com atenção. Já está corrigido. Muito obrigada pelo seu comentário e peço desculpa pelo lapso.
Um beijinho,
Ela
A primeira vez que vi a receita também estranhei a parte do congelador…. Agora vim confirmar se tinha lido bem (vai ser o almoço de amanhã) e, ufa, faz muito mais sentido! 🙂
Receita fantástica, obrigada! Já agora… Onde se consegue arranjar jalapeno por Lisboa?
Obrigada
Olá, Sara
Consegue encontrar no El Corte Inglés e até no Jumbo. Se preferir, pode tentar no Mercado do Príncipe Real.
Esperamos que goste.
Obrigado,
Ela