espetadas de camarão e ananás com molho de manteiga de amendoim para fazer em 15 simples minutos

    O camarão está a começar a ser para esta casa aquilo que o Despacito é para a rádio portuguesa: um verdadeiro massacre. Mas o que é que eu hei-de fazer? Tal como o meu filho adolescente não enjoa com o Justin Bieber, eu não consigo enjoar com camarão. E sempre tenho uma vantagem em relação à música: enquanto aquela é sempre igual, cá em casa o camarão nunca se come da mesma maneira.

    A minha última grande descoberta foi esta fantástica receita do New York Times: umas deliciosas e facílimas espetadas de camarão, acompanhadas com ananás grelhado e com um fabuloso molho de manteiga de amendoim.

    Tudo o que vou precisar é de meio quilo de camarão, 350 g de ananás, 130 g de manteiga de amendoim natural (sem açúcares nem outras maldições da balança), três colheres de sopa de leite de coco sem açúcar, 1,5 colheres de dopa de sumo de lima espremido no momento, açúcar mascavado (tranquilize-se que é só meia colher de chá por pessoa…), 2 colheres de chá de molho de soja, 2 colheres de chá de gengibre fresco ralado, um dente de alho picado, molho tabasco (ou outro picante se gostar) a gosto, flor de sal, óleo de amendoim, piripíri e coentros. Para ver todos os detalhes, consulte a receita original aqui.

    11Dinner-articleLarge.jpg

     

    Hoje é chegar a casa, colocar o Despacito a tocar e fazer o jantar rapidamente. Só tenho de bater bem num liquidificador a manteiga de amendoim com o leite de coco, o açúcar, o sumo de lima, o gengibre, o alho, o molho de soja, o tabasco, o sal e três colheres de sopa de água quente. Assim que estiver um creme suave, posso passá-lo para uma taça onde vai ser servido.

    Agora é colocar os camarões e o ananás em espetadas diferentes. Depois, misturo o óleo de coco com sal e piripíri e pincelo os camarões e o ananás com este tempero. Levo ao forno, pré-aquecido a 250º C, até os camarões começarem a ficar cor-de-rosa e o ananás caramelizado – é cerca de cinco minutos para o camarão e dez minutos para o ananás. Salpico com coentros e sirvo com o molho de manteiga de amendoim ao lado.

    Além da velocidade supersónica a que este jantar fica pronto, temos de admitir que é capaz de ser um dos jantares mais simples de comer: é só ir molhando as espetadas no molho e deliciar-se.

     

    Leia ainda:

     

    Um óptimo jantar para si onde quer que o camarão esteja,

    Ele

     

    receita e foto: the new york times

    2 comentários em “espetadas de camarão e ananás com molho de manteiga de amendoim para fazer em 15 simples minutos

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *