esqueça aquele tronco de natal maçudo que deixa toda a gente embuchada! este é leve, molhadinho e tem recheio de tiramisù

    IMG-4798.jpg

    Desde que descobrimos esta receita no ano passado que a fazemos em todas as nossas noites de Natal. Sim, eu sei, oficialmente só há uma noite de Natal por ano, mas cá em casa não é assim. Celebrámos o Natal no dia 24 de Dezembro, mas também o celebrámos quando acabou o confinamento, quando um dos nossos filhos entrou na faculdade, quando fomos vacinados, quando outro dos nossos filhos saiu da faculdade e até quando lançámos o nosso último livro – onde, é claro, tinha de estar esta receita. Este ano, tivemos pelo menos umas cinco festas de Natal. E em todas elas estava lá o nosso tronco de Natal favorito.

    Com uma textura leve como uma nuvem e um recheio macio como uma mousse, este tronco de Natal é absolutamente irresistível. E não é assim tão difícil de fazer. Por isso, corra para o supermercado mais próximo à mesma velocidade a que correu ontem para fugir das chuvadas porque esta maravilha tem de estar amanhã em cima da sua mesa de Natal. Nós vamos fazer dois: um para comemorar o Natal, outro para celebrar a 2ª edição do nosso novo livro – é verdade a 1ª edição já lá vai!

    CAPA-3D-CM2.jpeg

    Ingredientes 

    Para 8 pessoas 

    Para o recheio de tiramisù 

    • 3 gemas de ovo 
    • 2 colheres de sopa de rum velho 
    • 50 g de açúcar 
    • 225 g de queijo mascarpone 
    • 180 ml de natas para bater 

    Para o tronco 

    • Spray de cozinha para untar 
    • 25 g de cacau em pó 
    • Açúcar de confeiteiro q. b. 
    • 40 g de farinha 
    • 115 g de chocolate semiamargo picado 
    • 2 colheres de sopa de óleo de grainha de uva 
    • 1⁄2 colher de chá de extrato de baunilha 
    • 6 ovos 
    • 1 colher de sopa de rum velho 
    • 1⁄2 colher de chá de sal 
    • 135 g de açúcar 
    • Cacau em pó e raspas de chocolate, para decorar 

     

    Comece por fazer o recheio de tiramisù: aqueça as gemas de ovo, o rum e o açúcar em banho-maria e vá mexendo, durante 5 a 8 minutos, até triplicar de volume. Retire a taça do lume e junte o queijo mascarpone, batendo bem, até obter uma mistura homogénea. 

    Noutra taça, bata as natas até ficarem com a consistência de chantilly. Espere que a mistura das gemas com o mascarpone arrefeça ligeiramente, antes de envolver metade das natas. Misture com cuidado e depois acrescente o resto das natas. Mexa e tape. Guarde o recheio no frigorífico durante pelo menos 4 horas ou, se preferir, durante a noite. 

    Prepare agora o tronco de chocolate: pré-aqueça o forno a 190° C. Espalhe spray de cozinha num tabuleiro de forno e forre-o com uma folha de papel vegetal, deixando as pontas ligeiramente de fora. Espalhe novamente spray de cozinha. 

    Estenda um pano de cozinha limpo na bancada e espalhe por cima o açúcar de confeiteiro e o cacau em pó (cerca de uma colher de sopa de cada um) através de um passador. 

    Misture, numa taça pequena, o resto do cacau em pó e a farinha. 

    Entretanto, junte numa taça o chocolate, o óleo de grainha de uva, o extrato de baunilha e o rum. Leve ao micro-ondas durante 15 segundos, mexa e volte a colocar no micro-ondas durante mais 15 segundos e assim sucessivamente, mexendo sempre nos intervalos, até o chocolate derreter completamente. Reserve para deixar arrefecer ligeiramente. 

    Bata as claras em castelo juntamente com o sal, adicionando lentamente cerca de 70 g de açúcar. 

    Noutra taça, bata as gemas dos ovos com o resto do açúcar até ficarem esbranquiçadas e macias e duplicarem de tamanho. Junte a mistura de chocolate arrefecida e mexa bem até obter um creme homogéneo. 

    Envolva agora a mistura de chocolate com as claras em castelo. Finalmente, adicione a mistura da farinha com o cacau e mexa. 

    Espalhe a massa que obteve no tabuleiro que preparou e alise o topo para criar uma única camada. Leve ao forno durante 10 a 12 minutos. Retire e deixe arrefecer durante 1 a 2 minutos.

    24_TortedeChocolateeTiramisu_4809_AR.jpg

    Passe uma faca à volta do tabuleiro para ajudar a libertar o bolo de chocolate. Vire o bolo e coloque-o sobre o pano de cozinha revestido com cacau e açúcar de confeiteiro. 

    Retire o papel vegetal e, começando numa das pontas do pano com a ponta mais estreita do bolo, enrole o bolo e o pano juntos até formar um rolo. Deixe o bolo arrefecer assim durante 20 minutos até ficar morno. 

    Desenrole com cuidado e espalhe o recheio de tiramisù arrefecido no meio do bolo, deixando cerca de 2,5 cm de margem nas pontas. 

    Enrole novamente o bolo, formando um tronco. Embrulhe-a em película aderente, selando bem as pontas. Leve ao frigorífico durante pelo menos 2 horas. 

    Antes de servir, espalhe por cima do tronco um pouco de recheio de tiramisù que tenha sobrado. Decore com cacau em pó e raspas de chocolate. 

    Corte em fatias e está pronta para arrasar neste Natal! 

     

    Um óptimo tronco de Natal para si onde quer que o tiramisù esteja,

    Ele

     

    fotos: maria midões para As 101 receitas que tem de fazer pelo menos uma vez na vida 

     

    CAPA-3D-CM2.jpeg

    101 receitas que tem de fazer pelo menos uma vez na vida
    Preço: €19,90 €17,91
    À venda aqui

    11 comentários em “esqueça aquele tronco de natal maçudo que deixa toda a gente embuchada! este é leve, molhadinho e tem recheio de tiramisù

    1. Olá
      O óleo de grainha de uva e o rum podem ser substituídos por que gordura e bebida, caso não tenhamos em casa esse dois produtos?
      Obrigada

    2. Have you ever considered about including a little bit more than just
      your articles? I mean, what you say is valuable and everything.
      But just imagine if you added some great pictures or videos to give your
      posts more, “pop”! Your content is excellent but with pics and
      clips, this blog could certainly be one of
      the very best in its niche. Awesome blog!

    3. Thanks for your personal marvelous posting!
      I seriously enjoyed reading it, you will be a great author.I
      will remember to bookmark your blog and definitely
      will come back sometime soon. I want to encourage yourself to
      continue your great job, have a nice day!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *