esta deliciosa tarte de cogumelos e três queijos fica pronta em 40 minutos

    Na verdade, são 15 minutos a preparar porque, de resto, é o tempo no forno.

    Estamos a falar de uma incrível tarte de cogumelos e três queijos que ainda leva cebola caramelizada. É uma receita deliciosa do blog Mon Petit Four que faz uma vistaça em qualquer jantar.

    Ainda por cima, é facílima de fazer. Basta chegar a casa uma hora antes dos seus convidados. Prepara a tarte em 15 minutos e, enquanto esta está no forno, põe a mesa e arranja-se para receber os seus amigos.

    Quem é amiga, quem é?

    Para isso, precisa de comprar massa de tarte, queijo ricotta, cogumelos cremini fatiados, uma cebola cortada em meias luas, queijo gruyère ralado, queijo parmesão ralado, uma pitada de sal e pimenta preta moída, noz-moscada, um ovo (com a gema separada da clara), azeite e tomilho fresco.

    Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.

    Preparação

    Antes de mais, pré-aqueça o forno a 200°C.

    Entretanto, aqueça uma colher de sopa de azeite numa frigideira em lume médio. Quando estiver bem quente, adicione as rodelas de cebola. Cozinhe até que a cebola comece a dourar nas extremidades e caramelizar.

    A seguir, junte as fatias de cogumelos à frigideira e cozinhe durante mais alguns minutos até que os cogumelos fiquem macios. Depois, desligue o lume e coloque temporariamente a frigideira de lado.

    Agora, estenda a massa da tarte num tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal. Pincele a clara de ovo sobre a maior parte da massa, deixando cerca de 4 cm de margem à volta. Depois, deixe a massa repousar durante um minuto para que a clara de ovo seque ligeiramente.

    A seguir, espalhe o queijo ricotta por toda a área coberta pela clara de ovo. Use um ralador para ralar um pouco de queijo parmesão sobre o queijo ricotta. Tempere com uma pitada de sal e pimenta moída na hora, assim como uma pitada de noz-moscada.

    Depois, distribua a mistura de cogumelos e cebola por cima do queijo ricotta e, a seguir, cubra com o queijo gruyère ralado.

    Finalmente, decore com as folhas de tomilho por cima.

    Dobre as bordas da massa por cima do recheio de cogumelos e pincele a gema de ovo sobre a massa. No fim, cubra com um pouco do queijo parmesão ralado.

    Leve a tarte de cogumelos e três queijos ao forno durante 20 a 30 minutos.

    Se usar massa comprada, geralmente ficará dourada e pronta por volta dos 20 a 25 minutos, enquanto a massa caseira poderá levar até 30 minutos.

    Deixe a tarte descansar durante 10 minutos no tabuleiro e, em seguida, transfira para o prato onde vai servir.

     

    Boas receitas,

    Ela

     

    receita e foto: mon petit four

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *