Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

casal mistério

Ele cozinha, ela viaja. Quando estão fora, testam e avaliam restaurantes, bares e hotéis. Quando se juntam em casa, escrevem sobre o que viram: o bom, o mau e o péssimo.

esta é provavelmente a receita mais fácil do mundo: bolachas de parmesão sem farinha em 10 minutos

Levam um único ingrediente, demoram 10 minutos a cozinhar e são deliciosas e estaladiças. Daquelas que crepitam na boca a cada dentada. E, melhor notícia de todas para a minha querida e renovada Mulher Mistério: não engordam. Pelo menos, segundo essa Bíblia do mundo da balança que dá pelo nome de dieta cetogénica (ou, para os mais estrangeirados, dieta keto).

Estou a falar das mais simples, rápidas e deliciosas bolachas de queijo. Sem farinha, sem sal, sem glúten. É só mesmo queijo e forno.

A fabulosa receita é do fantástico blog Wholesome Yum e levanta uma única questão: como é que umas bolachas feitas apenas com queijo podem ficar estaladiças e deliciosas?

Ficou curioso? Então continue a ler em baixo.

wholesomeyum-baked-cheddar-parmesan-crisps-recipe.jpg

 

Tudo o que vai precisar é do bom e inevitável queijo. A receita original usa uma mistura de queijo parmesão ralado com queijo cheddar ralado, mas pode fazê-la apenas com parmesão. A autora da receita até diz que as bolachas 100% parmesão ficam mais estaladiças uma vez que o queijo é mais seco. 

Depois pode juntar um pouco de orégãos, alecrim e tomilho. E até alho em pó, se gostar. Mas isso é totalmente opcional. Eu, como idolatro o sabor do parmesão, prefiro não adicionar nada. Em todo o caso, se quiser adicionar, para saber as quantidades certas, veja a receita original aqui.

O segredo desta maravilha está em ralar o queijo fininho e levá-lo ao forno bem quente para derreter e tostar. Depois é retirar o excesso de gordura para deixar as bolachas bem estaladiças. Mas vamos por partes.

Espalhe vários montinhos de queijo ralado (do tamanho de uma colher de sopa) por cima de um tabuleiro, forrado com papel vegetal, deixando cerca de 5 centímetros livres à volta de cada montinho. Leve o tabuleiro ao forno, pré-aquecido a 200 ºC, durante 6 a 8 minutos.

O queijo vai derreter no forno e espalhar-se para os lados, criando um disco fininho. Assim que vir que as bordas dos discos estão a começar a tostar, ficando acastanhadas, retire o tabuleiro do forno. Deixe as bolachas arrefecerem ligeiramente no tabuleiro para ganharem alguma consistência. Quando estiverem suficientemente rijas para não perderem a forma, retire-as do tabuleiro para cima de uma folha de papel de cozinha. É aí que o excesso de gordura vai ser absorvido, deixando as bolachas mais secas e estaladiças. Quando as bolachas estiverem frias, estarão prontas a crepitar na boca.

Fácil, não é? E delicioso também. Para mim, é um petisco irresistível para meio da tarde.

 

Umas óptimas bolachas para si onde quer que o queijo esteja,

Ele

 

receita e foto: wholesome yum