Quando descobri esta receita de massa com atum e alcaparras, os meus olhos brilharam mais do que os de Pedro Nuno Santos quando se despediu da jornalista da SIC Notícias, Nelma Serpa Pinto. Ali não sei o que se passou, mas comigo foi a amor à primeira vista, que se transformou numa relação séria à primeira dentada. E o amor é lindo! Eu sei que é estranho declarar-me a uma massa com atum, mas o meu querido Marido Mistério tem esta capacidade de transformar uma receita banal numa receita divinal. E, desta vez, só seguiu os passos do blog Vikalinka, onde descobri esta delícia.
Para fazer esta tentação vai precisar de menos de meia hora e dos seguintes ingredientes: spaghetti ou outra massa à sua escolha, filetes de anchovas em azeite, alho picado, atum em lata com azeite, tomate esmagado ou polpa de tomate, alcaparras escorridas, piripíri, sal e salsa para decorar.
Aliás, se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 pessoas, espreite aqui a receita original.
Preparação
Antes de mais, ferva uma panela com água e sal e coza a massa seguindo as indicações da embalagem.
Entretanto, coloque uma frigideira grande em lume médio com duas colheres de sopa do azeite da lata de atum. Depois, adicione as anchovas e deixe cozinhar durante alguns minutos, até começarem a fritar. A seguir, comece a separá-las com uma espátula até derreterem completamente no azeite.
Nessa altura, junte o alho e deixe cozinhar durante cerca de 30 segundos.
Depois, adicione o atum escorrido à frigideira e deixe cozinhar durante alguns minutos. A seguir, acrescente uma concha de sopa da água da cozedura da massa. Deixe ferver em lume brando durante cerca de 1 minuto e, depois, adicione a polpa de tomate ou o tomate esmagado, as alcaparras e o piripíri.
Deixe o molho apurar na frigideira durante 5 a 7 minutos.
Enquanto isso, escorra a massa e adicione ao molho, mexendo bem para revestir a massa com o molho. Prove, adicione sal, se achar que precisa, e decore com a salsa picada.
Boas receitas,
Ela