A primeira segunda-feira de setembro é especialmente difícil. É o regresso à rotina, é o regresso às aulas, é o regresso das dietas. Mas hoje vou ser diferente e original e tentar uma nova estratégia. Em vez de recomeçar a dieta a uma segunda-feira, começo amanhã. Talvez resulte. O que acha? Eu sei. Sou maluca, invento todos os pretextos para adiar a minha eterna dieta. Mas infelizmente não consegui resistir a esta massa com limão e ricotta que descobri no blog Olive and Mango. E tem de ser hoje o nosso almoço. É a vida. Ainda por cima fica pronta em 20 minutos, o que a torna a receita ideal para uma segunda-feira.
Para fazer esta maravilha, precisamos de uma massa (como penne ou rigatoni, por exemplo), ricotta, parmesão ou pecorino ralado, raspas e sumo de limão, rúcula, piripíri, azeite, e folhas de manjericão picadas e rodelas de limão para decorar.
Se quiser saber as quantidades certas de cada ingrediente, para 4 a 6 pessoas, espreite aqui a receita original.
Coza a massa al dente seguindo as indicações da embalagem, reservando 240 ml da água da cozedura. Escorra a massa e reserve.
Faça o molho na mesma panela: junte a ricotta, o parmesão, as raspas e o sumo de limão e tempere com sal e pimenta. Misture bem.
Adicione metade da água da cozedura que reservou até obter um creme mais macio.
Junte a massa e misture bem até esta ficar bem revestida com o molho.
Se for preciso, acrescente um pouco mais da água da cozedura para amaciar o molho.
Adicione a rúcula.
Transfira para uma travessa com o resto do molho que ainda restar na panela.
Espalhe por cima um fio de azeite e decore com mais parmesão ralado, piripíri e manjericão picado. Se quiser, coloque umas rodelas de limão na travessa.
Uma ótima semana,
Ela
receita e foto: olive and mango